Subscribe:

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

A SÃ DOUTRINA

A SÃ DOUTRINA

Tito 1 e 2

São doutrina é a doutrina que produz saúde na igreja. Uma das recomendações de Paulo a Tito é que levantasse anciãos. Entre outros conselhos, estes deveriam manejar bem a palavra de Deus e pregar a sã doutrina. A igreja estava sendo afrontada pelos contradizentes, principalmente os judaizantes.

Os judaizantes pretendiam que os gentios seguissem preceitos judaicos, portanto, podemos perceber que a são doutrina era o oposto disso. A sã doutrina produz crentes saudáveis, enquanto as doutrinas de homens deixam os fiéis doentes.



Paulo manda Tito repreendê-los severamente para que sejam sãos na fé. Eles eram doentes espirituais e ensinavam uma doutrina também doentia, que era a salvação pelas obras da lei, e com isso perturbavam famílias inteiras. Também estes ensinavam por ganância, isto é, por dinheiro, fato muito comum atualmente.

No capítulo 2, Paulo inicia dizendo a Tito: Mas você... , isto é, ao contrário dos falsos mestres, fala o que convém a sã doutrina. Segue uma séria de conselhos a homens de todas as idades e mulheres, mais velhas e jovens. A sã doutrina deve ser aplicada a todas as idades e circunstâncias.

Há conselhos para servos. Paulo não mexe na questão social, porque o reino de Deus não é deste mundo, então os conselhos são para que se mostre o espiritual através do comportamento exterior. A salvação é da alma, mas a transformação do homem que tem Deus na sua vida, é visível no homem exterior.

No capítulo 1 o foco era a liderança, o ancião, agora no capítulo 2, o foco é o povo, os leigos. Tudo o que ele diz é objetivando uma igreja saudável. O uso da palavra sã é porque Deus se preocupa com a Igreja, que é o Seu corpo. Assim como as pessoas estão hoje preocupadas em ter um corpo são, o Senhor quer que a sua igreja seja sã.

Por isso é natural que Deus entregue a sua igreja determinações, conselhos que lhe trarão saúde. É enganoso pensar que Deus não está preocupado com o seu povo, em todas as áreas da nossa vida. Sim, Deus se preocupa conosco.

Falsos mestres estão ensinando que Deus quer apenas o coração. Mas o coração faz parte de um corpo. O corpo que em outras partes da Bíblia é chamado templo do Espírito. Como Deus não estaria preocupado com este corpo? Está escrito em I Cor 3:17 se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá. Isto não nos faz pensar no que estamos fazendo com o nosso corpo?

No capítulo 1:13 diz para ser são na fé. Sã doutrina não é a fé, nem esperança e amor. Isto são frutos que o cristão apresenta. E apresenta através das suas obras. Sã doutrina não são coisas que não se vêem, não é força, sentimento, não é crença.

Em I Tim 1: diz que o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida. Estas características surgem quando se obedece a sã doutrina. Não é o amor a sã doutrina, mas a sã doutrina cria condições que nos permitirá ter um coração puro, uma boa consciência e uma fé não fingida.

Concordam também as palavras de Jesus: (Joa 14:15) Se me amais, guardai os meus mandamentos. Guardais meus mandamentos, é guardar a doutrina. Não há possibilidade de alguém amar a Deus sem guardar os seus mandamentos. E de que modo se nota que alguém ama a Deus? Através da sã doutrina. Não é pelo que ele diz ser, mas pelo que realmente é.

Sã doutrina, portanto, são os mandamentos, recomendações e conselhos para uma vida saudável da igreja, na fé. Quem não entende estas coisas começa a dar ouvidos a falsos mestres, desprezando o ensino que faz bem, e abraçando aquilo que só lhe fará ficar doente espiritualmente.

Sã doutrina incomoda, por isso muitos estão considerando mais fácil deixar de falar nela, e ficar na teologia, falando de fé, e levando a vida de qualquer maneira.

Tito é chamado a falar daquilo que no dia-dia está associado a sã doutrina. Ou seja, o lado prático da vida cristã. Sã doutrina está relacionada a comportamento, e Tito deve falar dela continuamente. E não apenas aqui, mas em toda a Escritura temos regras para uma vida saudável.

Em Timóteo 4:3 Paulo diz que chegaria o tempo onde as pessoas não agüentariam mais ouvir a sã doutrina, e amontoariam para si, doutores, mestres, que lhes falassem aquilo que gostariam de ouvir. Sempre haverá os falsos mestres, que possam trazer satisfação a quem os procurarem.

Aprendemos a vida toda na igreja, a sã doutrina, aquilo que faz bem para nossa alma, pois dirige a nossa vida. Sempre ouvindo-a, da boca de pregadores não-assalariados, desimpedidos quanto a pregação.

Quando alguém acha que o que aprendeu foi tudo errado, não será devido a estar dando ouvido a outros mestres? Falsos mestres, que te ensinam uma coisa e negam outras, tendo a sua salvação como fonte de lucro. Enquanto em alguns lugares recebemos de graça a sã doutrina, em outros lugares, muitos estão tendo que pagar, e nem assim, levam a sã doutrina, mas o engano de homens corruptos de entendimento.

Deus quer uma igreja santa, pura, sem manchas. Para isto nos deu a sã doutrina, por Jesus Cristo, pelos apóstolos. A Bíblia não é um livro de sugestões, ela encerra mandamentos., aquilo que é pra fazer, agir, não apenas imaginar, ou ficar teologicando.

Não apenas nesta carta, mas em muitas outras, há doutrina, para ser obedecida.

E para finalizar, para que ninguém diga que estes mandamentos são culturais e válidos apenas para determinada época e povo.

Tito 2:11-15 diz que a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens. Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente, Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo; O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras. Fala disto, e exorta e repreende com toda a autoridade. Ninguém te despreze.

Quem deseja fazer parte deste povo aceita a sã doutrina, não busca interpretações, desculpas para andar de qualquer maneira. Mas crê naquele que vê o coração e todo o corpo, porque por meio dele glorificamos a Deus ou permitimos que Sua Palavra seja blasfemada.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...