Subscribe:

sábado, 10 de abril de 2010

A RAÍZ DA ASAMBLEA CRISTIANA


Vista da igreja
EM BUSCA DA PRIMEIRA RAÍZ

Trabalho de Pós-Graduação em Ciência da Religião PUC - Minas
A primeira igreja pentecostal da América Latina é um
paradoxo em relação à co-irmã brasileira

Luiz Eduardo Cantarelli


Situada na Avenida Salvador Maria Del Carril, 5069 (1419) Villa Devotto – Capital Federal - Argentina, a Igreja Asamblea Cristiana, sempre no mesmo endereço, foi a primeira Igreja Pentecostal da República Argentina e também da América Latina.

Ao buscar a origem desta Igreja, vamos encontrar Luigi Francescon, italiano, radicado em Chicago, que, em 1892, foi convertido à igreja presbiteriana italiana, da qual foi membro fundador. Desligou-se da igreja tradicional e, através do batismo por imersão em 1903, uniu-se com um grupo de “holiness”, até descobrir a mensagem pentecostal na igreja do Pastor Durham este, mais tarde, influenciou outros missionários pioneiros como Berg e Vingren, os fundadores da Assembléia de Deus no Brasil. Francescon foi batizado com o Espírito Santo em 1907 e recebeu uma profecia de Durham para que levasse o pentecostalismo ao mundo italiano.
Francescon e seu irmão de fé Lombardi receberam em 1909 uma “santa revelação”, o que os levou a dirigir-se à Argentina junto com uma mulher que fora curada. Em janeiro de 1910, abriram, na colônia italiana, uma igreja no subúrbio de Devoto na grande Buenos Aires: Asamblea Cristiana . Neste mesmo ano, vieram a São Paulo e Francescon, pregando a revelação em italiano na Igreja Presbiteriana do Brás, conseguiu provocar um cisma. Logo depois, formou a Congregação Cristã do Brasil, com 20 membros: uns presbiterianos, batistas, metodistas e alguns católicos. A Igreja conta hoje com 2,5 milhões de fiéis, e segundo o Sendo IBGE 2002, com tendência à estagnação. É esmagadoramente paulista ocupando 42% no estado, 12% em Minas Gerais, 11% no Paraná e 6% na Bahia. Nas colônias italianas do sul, tem pouca penetração. Na primeira visita ao Brasil, Francescon tinha 44 anos e retornou ao país mais 10 vezes, a última com 82 anos. Faleceu em Chicago aos 98 anos.

Vista interna
Segundo Ciro Pablo Crimi, pastor presidente da Igreja Asamblea Cristiana Argentina, a instituição conta, hoje, com 500 membros. Porém, deu origem a mais de 600 igrejas pentecostais em toda Argentina.


O pastor recebe os fieis na porta da igreja um por um, homens e mulheres, com um beijo único na face. “¡Buenos días, hermanos!”. Assim foram recebidos no culto de domingo da manhã fria, porém ensolarada, do dia 04 de junho de 2006 em Buenos Aires.

“A Igreja modernizou-se nos últimos 25 anos”, explica Ciro. As mulheres eram maioria, apenas uma tinha véu branco sobre a cabeça, e sentavam-se entre os homens. Mulheres maquiadas, algumas com calças compridas, sempre simpáticas com os visitantes. A primeira impressão é de uma igreja de hábitos modernos. Alguns jovens estavam no culto e não havia crianças. Como nas Igrejas do Brasil, o pastor convidou fiéis para uma cerimônia futura, mas enfatizando o comprometimento dos homens. Ele ressaltou que as mulheres são as mais presentes nestes convites.


Pastor Ciro em oração
Sobre a doutrina da Igreja, só o pastor presidente é porta voz, como também achei interessante não encontrar na livraria localizada no hall de entrada, nenhum livro específico sobre a doutrina ou a história da Igreja, mesmo sendo ela tão importante no cenário religioso latino americano.

Igreja é aconchegante, porém simples. Atrás do ambão de pregação, uma placa “ Dios es amor ” marca indelevelmente a presença cristã pentecostal na igreja. As baterias, guitarras e instrumentos eletrônicos acompanham os músicos que afinadamente embalam o culto. Um projetor de imagens ajuda aos fiéis acompanhar os hinos.

Banda gospel
Quanto ao conteúdo teológico, este ressalta a diferença com a Igreja Brasileira. O Pastor Ciro afirma que lá é importante o aprofundamento teológico - inclusive ele é professor. O jornal de cunho evangélico vendido na livraria mostra uma integração e um relacionamento entre as igrejas na Argentina, contudo, quando perguntado à vendedora qual a relação da Asamblea Cristiana e com a Igreja Católica ela é categórica na resposta “nós a respeitado, porém...” mostra com a mão estendida um distanciamento. “Mais informações”, diz ela “ tens que perguntar ao pastor Ciro”.
Painel em frente à igreja
A pregação tem o cunho pentecostal legítimo com a figura do satanás como marca do anti-Cristo presente no mundo. O bem e o mal, o prêmio e o castigo, são pesos da mesma balança que a Igreja Brasileira, a Congregação Cristã do Brasil também tem como doutrina.


Luiz Eduardo Cantarelli - Jornalista

fonte: http://www.cienciadareligiao.com.br/raiz.html

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...