Subscribe:

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Quadro horário de culto

CCB  em Concepcion, Chile
Nesta foto ao lado vemos um pequeno quadro com horário de cultos, numa CC (Congregação Cristã) no Chile.

Aqui no Brasil, até onde eu sei, nenhuma CC possui um quadro de horários na fachada. No exterior a grande maioria de CC segue o exemplo do Brasil, sem estes quadros.

O que muitos não sabem é que nos Tópicos de Ensinamentos nós lemos que já foi permitido isso e depois proibido.



QUADRO EXTERNO COM HORÁRIO DOS CULTOS - 1961

Pode ser usado nas grandes cidades com especialidade, uma pedra geralmente de mármore ou granito que será colocada em um canteiro na parte externa da casa de oração quando própria, onde poderá ser gravado horários dos dias de cultos.

Melhor explicado em 1969:
HORÁRIO E DIAS DE CUTOS


É deliberado que cada congregação, afixe-se uma placa externa na parede da fachada ou no jardim com os dias de cultos e respectivo horário. Essas placas são muito úteis, especialmente onde não existe moradia para o zelador e mesmo porque a casa do zelador geralmente é construída nos fundos; assim a placa auxilia e esclarece. Contudo, não deve haver precipitação para cumprir essa resolução; que se deixe o assunto para a Comissão de Construção e a Administração. Aos poucos todas as Congregações possuirão a sua placa externa afixada

E proibido em 1970:

QUADRO DE HORÁRIO DE CULTOS

Tínhamos deliberado nas reuniões gerais do ano passado adotar quadros com horário, dia de cultos nas fachadas das Congregações: TODAVIA NÃO FOI ORADO A DEUS A RESPEITO. Posteriormente o Senhor falou em revelação a um seu servo: “NÃO É DE MINHA VONTADE QUE COLOQUEIS O QUADRO DE HORÁRIOS E DIAS DE CULTOS. NÃO DEVEIS TER NENHUMA APARÊNCIA DE SEITAS, NEM COPIAR AS COISAS DOS SECTÁRIOS E ESTRANGEIROS. PORVENTURA O MEU POVO VEIO POR MEIO DE PROPAGANDAS DE RÁDIO, TELEVISÃO OU REVISTAS? NÃO FUI EU QUE OS TROUXE NO MEIO DE VÓS? E VOU CONTINUAR, TENHO UMA OBRA MAIOR DO QUE A QUE VOSSOS OLHOS VÊM PARA REALIZAR NO MEIO DE VÓS. “Os quadros não serão adotados.

 A proibição foi justificada com uma revelação, mas então, como fica as CC fora do Brasil, que teóricamente deveriam adotar a mesma doutrina. Este procedimento talvez se explique por causa da cultura local e até da origem da igreja. 

O que a gente percebe ao ler os tópicos é que a partir de 1960 houve uma preocupação excessiva com aquilo que o ministério denominava de seitas.  Passou-se a não aceitar o batismo de outras igrejas, proibição de algum pastor pregar nos púlpitos CCB, de membros da CCB visitarem outras igrejas entre outros.

Não descreio de revelações mas na minha opinião, a expressão "copiar coisas dos seitários" se enquadra dentro do contexto da época.  Problemas  haviam ocorrido na CC nos EUA e por aqui a CCB temia-se que a igreja perdesse suas caracerísticas, pois há relatos da insistência de outros ministros querendo interferir na congregação e sendo impedidos.

De qualquer forma estas igrejas no exterior que adotaram o quadro, não estão contradizendo a ordem divina de anunciar o evangelho e não creio que Deus esteja preocupado com isso.  E aqui no Brasil, a  CC não deixou de crescer por falta destes quadros com horários de cultos, porque os que vão à congregação geralmente vão por convite de outros membros ou porque sentiu-se tocado na alma para procurar a congregação.

CC em Alhambra, EUA
Na Congregação Cristã de Alhambra, na Califórnia, o quadro tem também a função de especificar os dias de culto em inglês e espanhol.












CC em Miami,  EUA

Quadro com horários de culto na CC em Miami, EUA, com informações também de cultos em inglês e português.

5 comentários:

Daniel Pereira disse...

Meu amigo, paz de Deus!

Isso mostra que a reforma já foi feita, começou em 1960 e não parou mais: gostaria de ter minha igreja de volta. Aquela antiga, humilde e simples, que não se achava melhor que as outras.

Dá pra ver que o Deus que revelou aqui, não revelou lá, portanto, ou não foi Deus, ou então, tem um monte de crente desrespeitando Ele.

Abraços,

Daniel

ELIANE BARBOSA disse...

Tenho 55 anos. nasci em berço protestante ( época) de família italiana. Hoje descubro a origem da igreja mais séria e seguidora da palavra de Deus. Moro há quase 3 anos no alto da serra da ibiapaba, nordeste católico brasileiro. na sede da cidade a 1000 metros abaixo, vejo ser levantada a casa de Deus. Aqui em cima temos uma ADeus que frequento. Estou ansiosa por ver terminada mais uma abençoada casa de oração e muito fervor. DEVO minha fé e amor a minha amada avó Paschoa Bonnatto, uma serva digníssima. Apaz de DEUS e, com aviso ou não, os hinos são o maior chamamento que se pode ouvir do lado de fora. Só ignora esse doce som, o surdo da alma. abraços a todos e parbénS!

Armário Apertado disse...

GOSTARIA DE IR NUMA IGREJA CCB MAS NÃO TENHO INFORMAÇÃO NENHUMA SOBRE HORÁRIO, ASSIM FICA DIFÍCIL.

Armário Apertado disse...

GOSTARIA DE IR NUMA IGREJA CCB MAS NÃO TENHO INFORMAÇÃO NENHUMA SOBRE HORÁRIO, ASSIM FICA DIFÍCIL.

Valdeci disse...

Prezado, já temos Relatório Online com os endereços das CCBs e horários de cultos. Dá uma pesquisada no site
RELATORIO ONLINE CCB

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...