Subscribe:

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Igreja Presbiteriana Italiana


Rua atual W.Ohio, Chicago

Primeira Igreja Presbiteriana Italiana de Chicago

Quando lemos o histórico deixado por Louis Francescon , dentre os fatos curiosos está o relato da fundação da Primeira Igreja Presbiteriana italiana em Chicago.

"Em março de 1892, com o grupo evangelizado pelo irmão M. Nardi e algumas famílias de fé "Valdense" foi criada nesta cidade a primeira Igreja Presbiteriana Italiana, sendo o Sr Filippo Grilli, pastor. Eu fui eleito um dos três diáconos e após alguns anos, ancião."

Muitas pessoas ao lerem esta parte já se perguntaram do porque de criar uma igreja Presbiteriana, pois não consta que Micheli Nardi tivesse identidade denominacional presbiteriana.

Micheli Nardi era um evangelista independente, nem valdense e nem presbiteriano. Para saber mais sobre o ministério de Micheli Nardi, leia aqui no comumccb. Na sua obra missionária, Micheli sempre contou com a colaboração de outros crentes. Muitas senhoras se ofereciam para ministrar aulas ás crianças pobres, não só de religião mas de costura e outras atividades que pudessem melhorar as suas vidas.

Com um grupo de italianos evangelizados, Micheli Nardi, iniciou uma Missão ao sul de Chicago, mas havia algumas famílias da Igreja Valdense da Itália que moravam na parte norte de Chicago e que vieram ouvir Michele Nardi na Missão instalada ao sul, e trouxeram Livros de hinos italianos.

Michele Nardi foi convencido por estas famílias a vir para o lado norte e realizar reuniões na sua colônia. Para isso conseguiram uma sala da YMCA (Associação Cristã de Jovens Missionários da Escandinávia) próximo a Estação ferroviária onde havia reuniões todas as noites de domingo. Através do comissário da estrada de ferro Sr. Simmons, Nardi conseguiu garantias para usar o salão da RRYMCA, sem pagar aquecimento, luz e aluguel por alguns anos, e foi neste salão que foi organizada a primeira igreja Italiana em Chicago com 54 membros em 17 de abril de 1892..

Quando sentiram necessidade de um ajudante, o Sr. Nardi recebeu a visita do Sr Teófilo Gai, um Valdense que estava nos Estados Unidos coletando fundos para missões na Itália. Chegando em Chicago ouviu falar do trabalho de M. Nardi e foi procurá-lo e foi a primeira vez que M.Nardi teve contato com um Valdense de nascimento. M.Nardi visitou junto com o Sr. Gai as Missões em Chicago e ficou impressionado com o poder de Deus manifestado entre os italianos. Nardi perguntou-lhe se poderia enviar da Italia um jovem cheio do Espírito Santo e o Sr Gai respondeu-lhe que sim, havia um jovem que já havia estado nos EUA e voltado para a Italia, a quem ele comparou com Barnabé bíblico (companheiro de Paulo) por ser homem cheio do poder de Deus.

Até o momento as Missões levantadas por Michele Nardi trabalharam de forma independente sem apelar a ninguém por ajuda financeira. Mas agora o trabalho tornou-se conhecido dos presbiterianos e eles ofereceram-se para pagar o salário do pastor valdense que viria assumir a Missão. Foi assim que Fellipo Grill, formado pela Scuola Teológica Valdese di Firenze foi enviado pelo Comitato di Evangelizzazione della Chiesa Valdese para cuidar dos imigrantes evangélicos italianos.

Com a contribuição financeira de um membro da Quarta Igreja Presbiteriana, foi levantado um prédio próprio para a Missão na Rua West Ohio, e o salão da RRYMCA foi desocupado. Segundo o relatório da Igreja Presbiteriana de Chicago Michele Nardi foi convidado para ser pastor na igreja mas ele recusou alegando que sua missão era evangelizar e assim a posição foi ocupada pelo Rev. Filippo Grill, no início de 1890, com uma membresia de 58 pessoas.

Deve-se atentar para o fato de que não foi apenas por causa da ajuda financeira que foi fundada a Primeira Igreja Presbiteriana italiana em Chicago, mas pela comunhão que havia, já que a Igreja Valdese, após aderir à Reforma tornou-se uma igreja Calvinista.

Em 1891 Nardi abriu uma terceira Missão em Chicago que mais tarde ficou conhecida por Missão Nardi. Filippo Grill atendia as duas missões com muita eficiência e o trabalho prosperava. Rosina Balzano, esposa de Louis Francescon era a superintendente da Escola Dominical da Igreja italiana. Muitas pessoas dedicavam seus esforços neste trabalho e apesar dos poucos recursos financeiros conseguiam realizar muito, com as bênçãos de Deus.

Micheli Nardi deixou Chicago e continuou a pregar o evangelho em outros locais, mas em uma ocasião que estava na Califórnia, recebeu carta de Filippo Grill pedindo-lhe que olhasse a obra de Deus em Chicago, porque pretendia viajar para a Italia para ver sua mãe. Felippo Grill ficou cinco meses na Itália e durante este tempo Nardi ficou em Chicago. Neste tempo um novo prédio foi levantado no sudoeste de Chicago e a missão recebeu o nome de Missão Nardi.

Como vemos pelos relatos, a Prima Chiesa Presbiteriana italiana era uma igreja abençoada, com crentes fervorosos anunciando o evangelho, e Micheli nunca se esqueceu desta obra, considerada por ele como a que mais se aproximou dos dias apostólicos.

A Divisão

Louis Francescon converteu-se ao evangelho pela pregação de Micheli Nardi, quando freqüentava aulas de inglês ministradas pelo missionário, e estava entre o grupo que deu origem a Primeira Igreja Presbiteriana italiana em Chicago. Casou-se com Rosina convertida entre eles e que depois se tornou instrutora da escola Dominical da Igreja Presbiteriana italiana.

Na Primeira Igreja Presbiteriana italiana, Louis Francescon permaneceu como membro ativo, mesmo não concordando com a forma como era ministrado o batismo, e nesta igreja foi diácono, secretário e depois ancião.

Em 1901, Giuseppe Beretta, convertido entre os metodistas livres junta-se a Igreja Presbiteriana com um grupo de italianos, com os quais já se reunia nas casas. Torna-se grande amigo de Francescon por trabalharem na mesma profissão de mosaista.

Em 1903, primeiro Giuseppe Beretta e depois Louis Francescon e mais 18 membros da Igreja Presbiteriana são batizados por imersão e neste mesmo ano deixam esta igreja, passando a reunirem-se nas casas. Assim nascerá a Assemblea Cristiana, que em 1907 participará do avivamento pentecostal iniciado na Rua Azuza, e de onde partirá cerca de vinte missionários italianos para levar a mensagem do avivamento às comunidades italianas no mundo.

Enquanto cresce o movimento pentecostal entre os italianos, nos Estados Unidos e pelo mundo, a Igreja Presbiteriana do pastor Filippo Grill encerrará as atividades em 1914.


Fontes:

Louis Francescon, “HISTÓRICO DA OBRA DE DEUS, REVELADA PELO ESPÍRITO SANTO,

NO SÉCULO ATUAL”

A.B.Simpsom, “Micheli Nardi, The Italian Evangelist”

PierLuigi Zoccatelli , “Il protestantesimo pentecostale”


2 comentários:

Juliano disse...

Perfeito, ir. Valdeci. Nossa igreja tem uma história, e esquecê-la não faz bem nem pra nossa identidade, enquanto povo cristão, nem para para conservação dos fundamentos da nossa doutrina.

De novo, parabéns pelo texto.

Valdeci disse...

Obrigado irmão...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...