Subscribe:

quarta-feira, 30 de junho de 2010

CCB - CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL

Louis Francescon
CCB - Congregação Cristã no Brasil

A Congregação Cristã no Brasil é uma comunidade religiosa cristã iniciada no Brasil em 1910, a partir das missões evangelísticas do ítalo-americano Louis Francescon.

Origem

No final do Século XIX, nos EUA, o italiano Louis Francescon, recebeu a mensagem do evangelho através do pregador independente Michele Nardi. Participou da fundação da primeira Igreja Presbiteriana em Chicago e nesta igreja ocupou o cargo de diácono e depois, ancião.

Recebeu, segundo seu relato, uma revelação acerca do batismo por imersão, que lhe advertia por não ter cumprido esse mandamento deixado por Jesus Cristo. Tal doutrina o separou e a alguns mais do grupo Presbiteriano-valdense ao qual pertenciam, que não a aceitou. Este grupo de italianos que separam-se, reunem-se sob os dizeres “Reunidos em Nome do Senhor Jesus” e dará origem a Igreja Assemblea Cristiana.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

COMUM CCB

Alambari - SP
Comum Congregação

Resolvi postar aqui este texto do irmão Edenelson, porque explica muito bem o que é uma Comum CCB em relação ao todo da denominação. 

O uso desta expressão é muito peculiar ao povo da Congregação Cristã no Brasil, dentre outras mais.

Comum congregação é a igreja da CCB que frequentamos habitualmente , sendo geralmente a mais próxima de nossa casa.

Por diversos motivos alguem poderá fazer comum numa igreja mais distante. De qualquer forma, comum é a celula ativa da CCB co-ligada às demais.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

ASSEMBLÉIA DE DEUS EM SÃO PAULO

Brasão da AD Ministério do Belém
O início da Congregação Cristã em São Paulo contou com membros da Igreja Presbiteriana e outras.  Também o início da Assembléia de Deus na capital, veio a contar com irmãos que se converteram e foram batizados na CCB.

Este relato da história da AD em são Paulo é importante, pois mostra como desde o início, a CCB também teve divergências doutrinárias, com os insatisfeitos se desligando e migrando para outras denominações ou fundando outras igrejas.

Antes da internet não tínhamos acesso a estas informações e por isso havia um mito no nosso meio de que nunca houvera rachas, divergências e dissidências.  Muitos irmãos tem pesquisado o tema, reunindo informações, como o irmão Marcelo Ferreira, autor do livro "Por Trás do Véu", e hoje sabemos que muitas divergências já ocorreram no meio CCB, assim como em outras igrejas evangélicas.


quinta-feira, 17 de junho de 2010

CCA - Congregação Cristã Apostólica

CCA em  Goiás
A CCA, Congregação Cristã Apostólica é uma igreja evangélica ainda desconhecida da grande maioria dos membros da CCB. O nome e o estilo das igrejas é parecido e alguns pensam tratar-se de uma imitação da CCB.


Assim como na CCB, o ministério não recebe salário, adota o sistema de ofertas e coletas voluntárias e as práticas administrativas também são bem semelhantes às da CCB. Diversas características na liturgia e nos costumes são herdados da CCB, porque a igreja nasceu de um sentimento de reforma no coração de ex-membros da CCB.

Foi fundada em 11 de novembro e 2001, em Aparecida de Goiânia, Goiás, pelo ex-cooperador da CCB nesta localidade, Antonio Silvério Pereira, acompanhado por familiares e alguns que saíram com ele da CCB. Tomaram parte nesta empreitada os membros da igreja Renovação Cristã, sob a liderança de outro ex-ccb, Fleury Rodriguez de Oliveira. Desta mesclagem, surgiu a CCA, Congregação Cristã Apostólica.

sábado, 5 de junho de 2010

AS MULHERES CCB CARAPICUIBA

ENTRE O RITO E O COTIDIANO: AS MULHERES DA IGREJA CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL DA CIDADE DE CARAPICUÍBA

Mestrado em Ciências da Religião

São Paulo - 2008    PUC - SP

SÉRGIO ARAÚJO LEITE

RESUMO:

O tema, As mulheres da Igreja Congregação Cristã do Brasil em Carapicuiba, investiga a chegada da citada igreja nesse município, após a sua fixação em território brasileiro, na chamada Primeira Onda Pentecostal e a participação das mulheres dessa denominação no seu interior e na sociedade em geral. As mudanças ocorridas nas ultimas duas décadas e as repercussões dessas no interior da igreja.
A observação do cotidiano dessas mulheres teve início a partir do meu local de trabalho, a escola pública estadual, onde a atuação referente a escola (APM - Conselho de Escola, mães, e outras responsáveis por alunos da escola). A postura dessas mulheres diante dos problemas dava mostras de serem inspirações da pedagogia da Congregação Cristã.

A manutenção de um discurso oficial por parte da igreja, aparentemente acatado por todos, mas, que em muitos aspectos é driblado pelas mulheres no contexto da modernidade. Estudas essa igreja é analisar o grande conflito entre aqueles que buscam uma coerência e manutenção de sua origem com a sociedade emergida das transformações e necessidades sociais da mulher brasileira.

Analisar as mudanças ocorridas com essa mulher na sociedade, porém, não enxerga no interior da denominação nenhuma mudança pelo menos no discurso, uma vez que a tolerância a muitos comportamentos estranhos a doutrina ficaram evidentes. Enquanto os mais velhos se apegam aos antigos costumes, assiste-se a uma nova realidade que irá transformar toda a igreja. A mulher pentecostal da Congregação Cristã permanece em silêncio dentro da Igreja, porém, gestando uma transformação, ainda que de maneira discreta e vagarosa, sem enfrentamentos abertos, com a paciência adquirida pela própria pedagogia da Congregação Cristã, que irá repercutir e transformar a própria igreja.

Palavras-chave: Congregação cristã no Brasil, costumes, tradicional, modernidade, mulher e sociedade moderna.

Não deixe de baixar o arquivo em PDF completo desta tese.

Clique no link: AS MULHERES DA CCB CARAPICUIBA

sexta-feira, 4 de junho de 2010

INÍCIO CCB EM SANTO ANDRÉ - SP

CCB Central de Santo André
Histórico do início da CCB em Santo André, São Paulo

Como está relatado no Histórico da Obra de Deus, em 1.910, através de nosso irmão LOUIS FRANCESCON foi a Obra de Deus anunciada no Brasil, passando logo, a ser disseminada, principalmente entre a colônia italiana.


Nesse início, com a Obra De Deus totalmente desconhecida, em quase todos os lugares onde foi anunciada foi acompanhada de demonstração de virtude e poder, manifestando-se através de maravilhas e milagres.

Assim também foi em nossa região de Santo André e arredores, cujo inicio deu-se da seguinte forma:

Mais ou menos em junho de 1.915 a irmã AMÉLIA BORLENGHI foi a Santo André visitar sua cunhada ANGELINA GRENZI (que posteriormente veio a crer no Senhor Jesus), esposa do Sr. VICENTE GRENZI (que não chegou a crer).

terça-feira, 1 de junho de 2010

Tópicos Ensinamentos CCB 2010

75º ASSEMBLÉIA - 2010 – RESUMO DE ENSINAMENTOS



SÃO PAULO – 29 de março a 2 de abril de 2010

INICIARAM-SE ESTAS REUNIÕES "EM NOME DO SENHOR JESUS”


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...