Subscribe:

domingo, 20 de fevereiro de 2011

ORAR PELOS ALIMENTOS

Estava lendo um post do Marcos , os sagrados alimentos, onde ele diz que foi a um restaurante e surpreendeu-se ao ver uma pessoa na mesa ao lado orando, antes de comer e diz que nem se lembrava que isso existia ainda.

Crentes da CCB não tem o hábito de orar em público, mas mesmo nas casas, orar antes das refeições não é uma prática observável hoje no nosso meio CCB, mas acredito que muitos, ao fazerem a primeira oração de manhã, já mencionam o alimento do dia, justamente porque não terão tempo ou condições de orar antes das refeições. Também na oração que fazemos antes de ir dormir, agradecemos a Deus pelo dia e naturalmente pelos alimentos.


Aprendi desde criança a agradecer pelo alimento que Deus prepara, mas nunca fomos de orar juntos antes das refeições, mas apenas quando tinha alguém nos visitando, irmãos da igreja ou parente crente distante. Entre os irmãos da CCB, sempre observei a mesma forma de agir e ainda há o costume de se honrar os visitantes, deixando ou pedindo que presidam e façam a oração. Nossos irmãos são muitos e estão espalhados em diferentes comunidades, portanto, muitos ainda procedem desta maneira, quando tem algum visitante, principalmente se for algum irmão do ministério.

Ultimamente, em muitos lares, porém, não se ora mais pelos alimentos, nem quando recebem uma visita. Aliás, muitos não estão orando mais pra nada. Hoje, é muito fácil se promover encontros, churrascos e outros ajuntamentos, para descontração, onde se come, bebe, e faz-se outras atividades prazerosas, mas de oração, ninguém quer saber.

Aprendemos que não podemos misturar material com espiritual, mas esta separação rígida somos nós que fazemos porque ela é favorável àquilo que talvez venhamos a fazer de errado, mas Cristo nunca se ausenta de nós, dando-nos licença para festejarmos à vontade e depois voltarmos à Ele. Esbanjamos vitalidade na festança da carne e quando se trata da parte espiritual, quase desmaiamos numa oração, sem disposição para abrir a boca e sem palavras para agradecer.

Se tivéssemos mais disposição para orar, com certeza seríamos pessoas melhores, porque é evidente na Bíblia o poder da oração e o próprio Jesus orava e agradecia, deixando-nos o exemplo.

Outra coisa que eu penso que nos inibe muito de orar, é que oramos sempre obedecendo a um formalismo. Oração pra nós, tem que ser de joelhos e as irmãs com o véu na cabeça. Não conseguimos orar sentado, como esta pessoa que o Marcos viu no restaurante em volta da mesa, ou em pé numa área de churrasqueira, de bermuda. Logo, se não temos as condições formais para orar, não oramos de forma alguma. Mais que isso, não oramos por comodismo mesmo, por preguiça.

Queremos fazer sempre da mesma forma, buscamos a perfeição nos detalhes, o momento certo para a parte espiritual, e na correria da vida, este momento nunca chega, ou, quando chega, nos pega despreparados e sem forças para abrir a boca em oração. Sentimos acusações de fraquezas, erros, pecadinhos e pecadões, e não conseguimos nem produzir um louvor sincero e o resultado, é uma paralisia espiritual que toma conta de todos nós. Sempre tem que ter um mais animado para abrir a boca e orar, enquanto os demais ficam prostrados, sem forças.

Assim deixamos passar momentos preciosos, em que poderíamos orar a Deus e ainda dar testemunho aos que O não conhecem. Desperdiçamos muitas oportunidades de agradecer, não apenas pelo alimento que perece, mas por outras necessidades, apenas porque precisamos cumprir o formalismo. Se Cristo está no nosso coração e estamos vivendo a experiência da vida cristã, não importa a posição para Deus nos ouvir e atender, porque o Senhor está atento a posição da nossa alma, se está submissa e se o nosso coração se dobra na Sua Presença.

Crentes de outras denominações sentem menos restrições quanto a forma de orar. Por exemplo, eu vi um grupo orando num churrasco, antes e depois do evento, agradecendo a Deus pela paz e pelo alimento. Outro exemplo, dois irmãos foram fazer um serviço para uma senhora evangélica, e ficaram surpresos quando ela propôs, na porta de entrada: Antes de conversarmos sobre o que precisa ser feito, vamos orar a Deus e pedir que Ele abençoe em tudo. No lugar em que estavam, em pé, esta mulher já começou a orar, uma oração que deixou os irmãos de boca aberta, pela forma como os apresentou e o serviço a ser realizado.

Deus tenha piedade de nós, pois a falta de oração pelos alimentos é só a ponta do grande iceberg da frieza espiritual que avança sobre nós, cristãos, e contra a qual devemos atirar torpedos de virtude e fé, para não nos tornarmos crentes de igreja, religiosos, ao invés de verdadeiros cristãos.

Que possamos orar em todo o lugar, como disse o apóstolo, levantando mãos santas, livres de formalismos, e principalmente, acreditando que Deus nos ouve, por mais fracos que sejamos.

1 comentários:

Cristão CCB disse...

Irmão Valdeci, que a paz e o amor de Deus, por Jesus Cristo, abunde em teu coração!

Semana passada estava pensando nisso, pois, assim como o Marcos, nas me deparei com uma pessoa sentada na minha mesa orando pelo alimento.

Foi quando vi que é um habito simples, porém, que por comodismo, muitos não fazem.

Foi quando recordei-me que na casa que cresci os irmãos, que são da CCB, oravam... sentados mesmo.

Outras vezes que me deparei com a oração pelo alimento foi em contruções das congregações ou faxina.

Bom, eu não tenho dificuldades quanto a posição de oração, oro de joelhos, prostrado com a testa no chão, de pé, sentado... nem com a roupa, oro de terno, shorts, sem camisa,enfim, como estiver.

Acho que falta de tempo não é justificativa para não orar pelos alimentos, pois, pode ser bem curta, eu oro assim: "Senhor, obrigado por este alimento, abençoa e dai saúde a quem preparou e que faça bem pra quem vai comer".

É o minimo que DEVEMOS fazer, pois, Deus dá força, saúde e ciência para o agricultor trabalhar a terra, depois Deus manda sol e chuva afim de que a plantação se desenvolva, depois dá força e saúde pra quem prepara, e depois através dos alimentos nos dá força para ganharmos nosso pão, além de que, os alimentos nos servem de "remédios", pois, curam e previnem doenças.

E outra, milhões de pessoas passam fome, se temos o que comer lovado seja Deus por isso, por isso, em minhas orações antes de dormir oro pelos que não tem o que comer, beber, vestir e nem onde morar.

Ah, também considero pecado jogar alimento fora.

Fraterno abraço,

Mario

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...