Subscribe:

sábado, 12 de março de 2011

Albert Benjamin Simpson

Albert Benjamin Simpson, ou AB Simpson, foi um grande pregador e ministro evangélico e escritor, mais conhecido como fundador da Aliança Cristã e Missionária, que promove o evangelismo a nível mundial.

Nasceu em 1843 na ilha Príncipe Edward, no Canadá e cresceu em meio à rígida tradição puritana da Igreja Escocesa Calvinista Presbiteriana. Muito jovem desejou ser ministro religioso e para isso teve que custear os seus estudos, dando aulas e pregando em igrejas, nos fins de semana.

Após se graduar, Simpson foi pastor na Igreja Presbiteriana de Hamilton, Canadá; em Lousville, kentucky e por fim Nova Iorque. Em Nova Iorque , ele dedicou-se a dar assistência aos imigrantes que chegavam aos Estados Unidos, em sua maioria italianos, mas enfrentou oposição da liderança da sua igreja, quando tentou batizar 100 imigrantes italianos que evangelizara, por serem pobres desfavorecidos.


Simpson era um homem doente desde a juventude, tendo sofrido colapsos e sentindo-se muito debilitado, mas em 1881 ouviu uma pregação sobre cura e examinando as Escrituras, experimentou a cura, crendo em Cristo, como médico, além de salvador da alma. Ele havia aprendido em seminários que os dons haviam cessado, mas começa a operar-se uma grande transformação na sua vida espiritual e ele articulou uma teologia que chamou de evangelho quádruplo, onde Jesus Cristo é Salvador, santificador, médico e Rei vindouro.

Um fato importante na vida de Simpsom foi que ele sentiu que deveria ser batizado por imersão e para tanto, procurou um evangelista, num dos bairros mais pobres de Nova Iorque e foi batizado por imersão. Simpson sentiu que não poderia mais continuar a batizar crianças e então, renunciou a um alto salário, para fundar a igreja Tabernáculo do Evangelho, uma igreja onde os pobres, doentes, desabrigados, imigrantes, pudessem encontrar abrigo.

Simpson tinha paixão pela formação dos jovens para servirem como missionários e para isto fundou o Instituto de Treinamento Missionário, num contexto multicultural, onde todos pudessem receber treinamento e recursos para anunciar o evangelho no mundo, tendo em 1884 enviado a primeira equipe de missionários ao Congo, África.

Micheli Nardi, após ler a Bíblia sozinho e compreender sobre a salvação procurou uma igreja e ao entrar na igreja Tabernáculo do Evangelho, compreender que era a igreja que procurava. Começou a frequentar, foi batizado e ordenado com imposição das mãos de AB Simpson. Micheli assistiu ás aulas da Escola de Treinamento Missionário, mesmo não sendo matriculado formalmente, e ali conheceu sua esposa, Blanche Phillips, em 1889. Logo depois ele se mudará para Chicago e se tornará um grande evangelista independente, levando a mensagem da salvação às comunidades italianas em muitos lugares. Podemos perceber no seu ministério, o grande amor pelas almas, o foco em evangelizar, não se prendendo a estruturas rígidas denominacionais e tendo comunhão com outros evangélicos.

Aliança Cristã e Missionária

Simpson promoveu grandes encontros evangelísticos pela costa leste americana, e estes são os princípios da Aliança Cristã e Missionária, que na sua formação, não era uma denominação, mas uma sociedade para promover missões e uma vida mais profunda em Cristo, da qual fazia parte cristãos de diversas denominações. Igrejas que faziam parte da Aliança eram chamadas de ramos e a partir de 1974 a Aliança passa a ser uma denominação, preocupando-se em plantar igrejas nos Estados Unidos e no mundo.

Muitos consideram as pregações de Simpson como precursoras do movimento pentecostal, mas quando o movimento iniciou em 1906, a posição da Aliança foi não buscar, mas também não proibir. Tensões surgiram e muitos líderes aderiram ao movimento pentecostal e até hoje muitos estudiosos discutem qual era realmente o pensamento de Simpson sobre as línguas.

Obras e morte

Simpson foi um escritor prolífico desde o início do seu ministério, tendo sido autor de 101 livros e inúmeros hinos, periódicos, folhetos, artigos. Ele lançou a primeira revista evangélica missionária ilustrada. Sua influência passou a mover o coração dos missionários, pastores e pessoas de todas as denominações para a difusão do evangelho em todas as terras.

Simpson trabalhou como pastor até 1918 e depois retirou-se por causa de enfermidades. Suas ultimas palavras foram uma oração a Deus por todos os missionários que ajudou a enviar ao mundo. Em 1919 terminou sua jornada, mas sua influência permanece até hoje, através das organizações que ajudou a criar ou líderes influenciados por suas pregações.

Fontes:

http://www.cmalliance.org

http://pt.wikipedia.org/wiki/A.B._Simpson

http://online.ambrose.edu/alliancestudies

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...