Subscribe:

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Ensinamentos Incompletos

Tanto aqui neste blog como em outros sites, citamos muitas vezes os Tópicos de Ensinamentos, para tentar explicar alguns costumes e doutrinas da nossa igreja, e  no fórum  CCBSEMCENSURA vemos irmãos construir teses sobre o que está ou não está escrito nos Tópicos.

Devemos reconhecer que o debate de questões, em cima dos tópicos de Ensinamentos padece de uma grande falha, que alguns ainda não perceberam.


Os Tópicos antigos que temos disponíveis na internet não estão completos. A Igreja disponibiliza oficialmente apenas os Tópicos da Convenção de 1936 e de 1948. De 1949 a 1960 não temos nenhuma informação. Falta o de 1963 e dentro de vários tópicos, nota-se a falta de vários ítens na sequencia.

Por exemplo, o tópico 36 de 1972 fala sobre Reuniões Gerais de Cooperadores de Jovens, sendo o tópico que diz que as irmãs jovens podiam pregar a Palavra nas Reuniões de Jovens, e cita o ítem 24 do Tópico de 1971, mas quando vamos procurar nos Tópicos de 1971, não encontramos este ítem 24 e vários outros ítens, dum total de 77 itens. Estou me baseando no material que foi disponibilizado pelo antigo site JURISTA-CCB, que é também o material disponível aqui no blog COMUCCB, no CCBSEMCENSURA e em diversos outros sites. Desconheço material de outra fonte.

De qualquer forma, fica prejudicada qualquer discussão sobre os ensinamentos e a validade ou não de alguns pontos. Além disso, os Tópicos não trazem a marca ou garantia de que são informações oficiais da denominação, e nem o nome de quem compilou ou digitalizou a partir dos originais.

Nós citamos os tópicos porque é praticamente a única fonte escrita que temos para buscar entender nossas doutrinas. Vamos continuar  lendo e especulando, até que surjam mais informações. Se alguém souber o porque destas lacunas, comente, todos os leitores agradecem.

2 comentários:

elielsoaresbatista disse...

APDD;MEU NOME É ELIEL BATISTA RESIDO EM AMRICANA-SP FAÇO COMUM NO BAIRRO VALE DAS NOGUEIRAS SOU UM GRANDE ADMIRADOR DA HISTORIA DA CCB E COLECIONADOR DE DOCUMENTOS ANTIGOS RELACIONADOS A CCB TENHO UM GRANDE ACERVO DE RELATORIOS(QUASE TODOS)HINARIO MUSICAL(N2 PRIMEIRA EDIÇÃO DE 1936)N3,N4(PRIMEIRA EDIÇÃO 1965),BIBLIAS ANTIGAS,HINARIO COM DEDICATÓRIA IR.FRANCESCOM(1924),TÓPICOS DE ENSINAMENTOS DESDE 1960(TODOS ORIGINAIS;INCLUSIVE O DE 1971(NA ÍNTEGRA) COMENTADO NO SEU BLOG,ALBUNS DE FOTOGRAFIAS DOS PRIMITIVOS DA CCB ,LIVROS E OUTRAS PUBLICAÇÕES DA IGREJA. PODEMOS TROCAR INFORMAÇÕES CONTINUE COM ESSE BELO TRABALHO ,FIQUE COM DEUS.

Anônimo disse...

A planta que Deus plantou o diabo não arranca, Deus é Pai somos filhinhos pela Graça do Senhor Jesus Cristo que nos escolheu, O Pai de família quer-nos reunidos em um só pensamento com uma só parte aquela que Maria escolheu.
Prodigo volte na casa do Pai que te escolheu.
Deus Criou as primícias, mas o homem não contentou, Deus ensinou o caminho da verdade e união, mas o homem fez outros ministérios. O que está acontecendo agora não é novidade de vida para aquele que já conheceu a Graça aquele que justifica ele mesmo ou aquilo que faz corre para uma estrada para dividir e ser visto como a quem sobe no palco, mas o homem que confia em Deus permanece no caminho e anda pela misericórdia.

Decorridos alguns dias, disse Paulo a Barnabé: Tornemos a visitar os irmãos por todas as cidades em que temos anunciado a palavra do Senhor, para ver como vão.
Ora, Barnabé queria que levassem também a João, chamado Marcos.
Mas a Paulo não parecia razoável que tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles e não os tinha acompanhado no trabalho.
E houve entre eles tal desavença que se separaram um do outro, e Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre.
Mas Paulo, tendo escolhido a Silas, partiu encomendado pelos irmãos à graça do Senhor.
E passou pela Síria e Cilícia, fortalecendo as igrejas.
Irmãos ai daquele por quem o escândalo vêm, pois se houver contenda sejam humilde não saia e nem invente outra igreja mesmo que leve a mesma doutrina e ensinamento pois O Senhor Jesus Cristo na caminho da verdade veio o diabo para o atentar com ensinamentos e palavras, mas Nosso Senhor Jesus Cristo Resistindo Honro Deus e não dividiu unido venceu.

O homem cheio de inteligência se perde nos seus pensamentos e qualquer caminho é certo, mas o pobre vive por misericórdia.
Mais vale chorar na casa do Pai de família, do que rir em outra casa.
Melhor ficar com dor, do que dividir os homens
Melhor é que fora não nascer do que colocar divisão no caminho do homem e dizer cada um escolhe seu caminho, pois já foi escolhido.

O dolo faz divisão, mas o sábio permanece na graça
O homem cheio de dons faz maravilhas, mas o pobre de espírito agrada o Senhor.
O escritor não é nada, mas O Senhor Jesus Cristo é TUDO!
A PAZ DE DEUS. Amém
Em Espírito de verdade e união é dada a Honra e Gloria a Deus por Jesus Cristo que esta no céu eternamente. Amém

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...