Subscribe:

terça-feira, 10 de maio de 2011

Origem da Assembleia de Deus

Primeira igreja da Assembléia de Deus
 em Belém do Pará, em 1914
Muitos irmãos na CCB ainda não sabem como se deu a fundação da Assembléia de Deus no Brasil e ainda estão acreditando numa história sem fundamento, por incrível que pareça, porque temos milhares de sites relatando a história desta denominação, que junto com a Congregação Cristã, é classificada como Igreja pentecostal da primeira onda.


Esta é a história que ouvi alguns irmãos contarem, incluindo um cooperador de jovens.

“Vieram dois irmãos para o Brasil, sendo um deles Louis Francescon, que separaram-se, indo um para o sul e o outro para o norte. O missionário que foi para o norte fundou a AD.”

Sobre a vinda de um irmão junto com Francescon, isto é mesmo verdade. Tratava-se de Giacomo Lombardi, que junto com Lucia Menna e o próprio Louis Francescon chegaram à Argentina em 1909, iniciando ali a primeira igreja pentecostal na América Latina.

Giacomo Lombardi veio com Francescon para o Brasil, a partir do país vizinho, mas retornou para a a Argentina, enquanto Louis Francescon viajaria para Santo Antonio da Platina, atrás de um italiano que fora evangelizado por ele em São Paulo. Este outro companheiro de Louis Francescon não teve nenhuma participação na fundação da Assembléia de Deus.

História


No início do século 20 ocorre em várias partes do mundo, e principalmente nos Estados Unidos, um grande avivamento, que ficou conhecido como Movimento Pentecostal, cuja principal característica era o batismo do Espírito Santo com evidência da pessoa falar em novas línguas.

Tanto a Congregação Cristã como a Assembleia de Deus estão ligadas a este grande avivamento, que despertou muitas pessoas a saírem em missão evangelística pelo mundo. O ponto comum que une CCB e AD é que o fundador da Congregação Cristã e os dois suecos, fundadores da Assembleia de Deus, estiveram em Chicago, recebendo o batismo com o Espírito Santo, antes de saírem em viagem missionária. Todos tiveram contato com Willian Durham, ex-pastor batista que recebeu o batismo com o Espírito santo na Rua Azuza e iniciou o avivamento em Chicago.
Daniel Berg e Gunnar Vingren

Os dois jovens suecos eram membros da Igreja Batista e emigraram para os Estados Unidos em épocas diferentes. Gunnar Vingren era pastor em Indiana e foi para Chicago atraído pelo avivamento que ocorria naquela cidade. Em Chicago ele creu e foi batizado com o Espírito Santo, vindo a conhecer Daniel Berg que ali estava também pelo mesmo motivo que Gunnar e também havia recebido o batismo com o Espírito Santo .

Uma grande amizade uniu Gunnar e Daniel e ambos sentiram que tinham uma missão a realizar, mas não sabiam onde Deus queria enviá-los. A resposta veio através de sonhos e profecias, direcionando-os para o estado do Pará, norte do Brasil. Em 19 de novembro de 1910 os dois missionários desembarcaram em Belém do Pará, sem conhecer o idioma português, sem dinheiro e sem conhecer ninguém.

Após um breve período numa igreja batista local, onde pregaram o batismo com o Espírito Santo , foram expulsos da mesma. Dezenove membros os seguiram dado início ao que viria a ser a Assembleia de Deus, a segunda igreja pentecostal a ser fundada no Brasil, em 1911.

Nós não damos a mínima importância ao fato de qual foi a primeira ou a segunda igreja pentecostal no Brasil, mas há sites que sequer citam a Congregação como pioneira, como se isto fosse diminuir a grandeza da igreja AD, que começou no norte e expandiu-se, tornando-se a maior denominação pentecostal no Brasil.

Como podemos ver, a AD começou em Belém do Pará, através dos dois suecos, sendo falsa, portanto, a história que relatei no início sobre o fundador da AD ter vindo ao Brasil junto com Louis Francescon, e separado-se dele.

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu amado irmão, a paz do Senhor. Meu nome ,é robson Pargas Novaes, meu caro irmão os fundadores das Assembléias de Deus não somente passaram pela Missão Azusa nos EUA, mas se membraram á Igreja de Deus em Cristo em Menfis- Tenessee (sul dos EUA). Porque na época foi a primeira igreja pentencostal registrada nos EUA.

Anônimo disse...

Meu amado irmão, a paz do Senhor. Meu nome ,é robson Pargas Novaes, meu caro irmão os fundadores das Assembléias de Deus não somente passaram pela Missão Azusa nos EUA, mas se membraram á Igreja de Deus em Cristo em Menfis- Tenessee (sul dos EUA). Porque na época foi a primeira igreja pentencostal registrada nos EUA.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...