Subscribe:

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Assembléia de Deus Belmont

Esta denominação evangélica americana em Chicago, tem uma história que vale a pena conhecer. No site oficial da igreja, declara-se que a igreja faz parte da comunhão nacional e internacional de igrejas conhecidas como as Assembléias de Deus e é uma igreja bíblica evangélica, que abraça o "evangelho pleno", isto é, que acredita no batismo no Espírito Santo.

Declaram ainda, que a Assembléia de Deus Belmont, tem tido uma existência contínua na cidade de Chicago desde 1907, sendo atualmente uma igreja multi-étnica, com missionários em diversos países do globo.

Origens

A origem da Assembleia de Deus Belmont, está ligada ao ministério de Louis Francescon, considerado o fundador aqui no Brasil, da Congregação Cristã, a primeira igreja pentecostal brasileira.

Louis Francescon foi ancião da primeira Igreja Presbiteriana italiana em Chicago, Ilinois, EUA, que era uma igreja formada apenas por italianos, fundada em 1892.

Por volta de 1900 surge um outro grupo sob a pregação de Giuseppe Beretta, outro pregador italiano independente, chamado “Il gruppo dei toscani”, que se junta a Igreja Presbiteriana onde estava Louis Francescon.

Em 1903, Giuseppe Beretta e seu grupo deixam a Igreja Presbiteriana italiana, porque recusavam a formalidade de se filiarem a uma instituição. Em seguida, Louis Francescon também faz o mesmo, por causa do batismo, que ele acreditava que deveria ser para adultos e por imersão, o contrário do que a igreja presbiteriana praticava.

Deste grupo de italianos que sairam da Presbiteriana, nascerá uma igreja reunindo-se nas casas, sob a liderança de Francescon,  Pietro Menconi e Pietro Ottolini.

A Missão

Em 1904, foi alugado um salão na West Grand Avenue, 1139, e foi dado o nome de “A Missão”, e Pietro Menconi conduzia os serviços seis noites por semana. Logo no início ocorre desentendimentos entre os líderes e Louis Francescon separa-se com algumas famílias, passando a reunir-se nas casas por alguns anos.

Após Louis Francescon receber o batismo no Espírito Santo, ele volta a unir-se ao grupo da Toscana, ao posto de ancião e a igreja italiana experimenta então, o grande avivamento pentecostal que estava espalhando-se por Chicago, através do ministério do ex-pastor batista, Willian Durham.

Este grande avivamento, marca o início do Movimento Pentecostal Italiano, que rapidamente espalhou-se pela área de Chicago e depois, pelo mundo. Desta comunidade, partiram diversos missionários levando a mensagem pentecostal às comunidades italianas, incluindo a Itália. Este foi o contexto de onde partiu Louis Francescon, primeiro para a Argentina e depois para o Brasil, onde em 1910 nasceu a primeira igreja pentecostal, que mais tarde teria o nome de Congregação Cristã no Brasil.

Assemblea Cristiana x Congregação Cristã

Em 1914, a igreja italiana passou a se chamar Assemblea Cristiana e um novo local de culto foi alugado, na West Eirie 1350-52, em Chicago, local onde ficaram até 1958, e Pietro Menconi era o pastor.

Em 1925, a Assemblea Cristiana sofre um racha, devido a controvérsia a respeito da interpretação de Atos 15:20-29, que diz respeito sobre abster-se de carne de animais estrangulados e de comer sangue. Louis Francescon, que defendia a validade destes mandamentos, separa-se com um grupo, que dará origem em 1926, à Congregação Cristã de Chicago.

O grupo que seguia o pensamento propagado por Giuseppe Petrelli, não aceitando a validade dos preceitos, ficou com o direito do uso do prédio, do nome Assemblea Cristiana e o livro de cânticos, seguindo de forma livre, não ligada à corrente principal do movimento pentecostal italiano.

Pietro Menconi continuará como pastor da Assemblea Cristiana, atendendo esta comunidade até 1936, quando vem a morrer num acidente de trânsito, quando se dirigia para o trabalho missionário em Southern Illinois.

Mesmo após a reaproximação das facções em 1945, a Assemblea Cristiana não retornará a comunhão oficial com as demais igrejas italianas.

Christian Assembly

Acompanhando o crescimento e para alcançar as pessoas de diversas etnias, a Assemblea Cristiana muda seu nome para Christian Assembly, construindo um novo prédio na esquina das avenidas Belmont e Nagle, em Chicago. Mais tarde foi construído o prédio da 6435 West Belmont Avenue.

Belmont Evangelical Church

Em 1966, a Christian Assembly entra em um período de transição. O prédio foi vendido para outra denominação e a igreja muda-se para o número 6120, da mesma avenida Belmont, adotando o novo nome de Belmont Evangelical Church.

Em 1970, Michael Ciociola torna-se pastor da Igreja Belmont e sob o seu pastorado, a igreja afilia-se ao Conselho das igrejas Assembleia de Deus, Distrito de Ilinois.

Belmont Assembly of God

A igreja continua a crescer, demandando espaços maiores para acomodação e desenvolvendo diversos projetos sociais. Finalmente em fevereiro de 1995, muda seu nome para Belmont Assembly of God.

A Assembléia de Deus Belmont, atualmente, ministra o evangelho para pessoas de mais de sessenta origens étnicas e suporta mais de 80 missionários e suas famílias, bem como vários ministérios em todo o mundo, tendo como lema:

"Nós fazemos seguidores apaixonados de Cristo"

fonte:
http://belmontag.org/

Giamarco, José - O Movimento pentecostal ítalo-americano

foto:
http://www.facebook.com/pages/Belmont-Assembly-of-God-Church


LEIA TAMBÉM:

Movimento pentecostal-italo-americano


Francescon e a igreja italiana




2 comentários:

Leo Alves disse...

Caro irmão

Já estive na igreja de Belmont e na da Harlem Avenue.

Na verdade a igreja de Belmont é originária de um cisma na Assemblea Cristiana, que continua na Harlem avenue, hoje chamada de the Church of the Full Gospel.

Obviamente tanto a Christian Congregation, a Belmont Assembly of God, a Church of the Full Gospel e mais outras nove na região metropolitana de Chicago traçam suas origens no movimento de 1907. Todavia, a herdeira legal da Assemblea Cristiana é a Church of the Full Gospel.

Outra coisa, Petrelli apoiou Menconi e não o inverso. Quando entre 1928-1932 foi organizado assembleias anuais das igrejas "mangiasangue" lideradas por Petrelli, a Assemblea Cristiana recusou a participar.

Parabéns pelo seu blog, que faz um grade serviço em divulgar nossa história.

Deus abençoe
Leonardo

Valdeci disse...

Irmão Leo, sou grato pelo comentário, sabendo que o irmão é um pesquisador da história da nossa denominação, e muito tem para nos ensinar.

irmão, várias fontes na internet citam Petrelli como o grande propagador da tese da não-validade dos ensinos de Atos 15, inclusive, tendo Francescon como ferrenho opositor.

Pra mim, Menconi teria seguido as idéias de Petrelli em 1925, conforme cita o texto de Giamarco e outros textos em italiano, mas o irmão deve tem mais informações a respeito deste evento de 1925.

Deus abençoe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...