Subscribe:

domingo, 9 de outubro de 2011

Sobre o Veu

A CCB é chamada de igreja do véu, pelo motivo das mulheres cobrirem a cabeça com véu durante os serviços religiosos.

Usar o véu não é um fardo pesado para nossas irmãs, pois é muito mais difícil para uma mulher seguir a moda do que praticar algo por fé, por convicção religiosa. A certeza de que elas estão obedecendo a Deus é tão grande que faz com que não deixem de levar um véu na bolsa, pois havendo necessidade de orar, é um alívio para uma serva de Deus ter o seu véuzinho à mão. 


Costumes e discussão teológica

A Congregação Cristã no Brasil é uma igreja que segue a recomendação do apóstolo Paulo sobre o véu, escrito na Bíblia, em 1 Coríntios capítulo 11, que diz que a mulher deve cobrir a cabeça com o véu quando orar ou profetizar. Acredita-se na CCB, que Paulo não estava tratando de um costume do judaísmo ou dos pagãos, não deu um mandamento pessoal e opcional, e sua validade alcança todas as igrejas em todoas as eras.



Para a grande maioria das igrejas, porém,  o uso do véu é considerado um costume antigo, dispensável para a igreja atual. Outros consideram  que o cabelo da mulher é o véu e ainda há quem misture teorias humanas com prostitutas gregas de cabeça rapada. Todas as explicações contra o uso do véu, fracassam em negar a importância do uso do véu na igreja atual, pois, estudos sérios da história, do contexto e da exegese do capítulo11 aos Corintios, mostram que o véu ainda deve ser usado pelas mulheres cristãs.

Véu x chapéu

As mulheres cristãs usaram uma cobertura na cabeça até meados do século XX, não apenas dentro,  mas fora das igrejas. Desde o século XIX, nos Estados Unidos e na Europa, muitos cristãos começaram a sustentar que o cabelo fora dado à mulher em lugar de véu e outros diziam que o uso do mesmo deveria se restringir ao momento de culto, e assim o véu foi deixando de ser importante entre os cristãos.

Segundo estudo desenvolvido por David Prescot  , neste mesmo século 19, as mulheres de classe elevada mudaram de véus e capuz, para ornamentados chapéus, tornando seu uso uma questão de moda.

Igreja Presbiteriana 1948 - EUA

No início do século XX tornou-se comum o uso de chapéus de senhoras, pequenos e não muito ornamentados como era no século XIX. As mulheres na Europa e na América geralmente usavam um chapéu ou lenço em público, mas elas estavam simplesmente seguindo a tradição, sem perceber que havia originalmente uma razão espiritual por trás da prática. Da mesma forma, até aproximadamente 1960, as mulheres ocidentais usavam chapéus quando na igreja. Mas o significado por trás do chapéu já havia se perdido.




Casal Amish
 

Entre alguns grupos religiosos como os Amishes e Quakers, as mulheres continuaram a usar uma cobertura na cabeça o tempo todo até os nossos dias, em formato de um capuz.

O véu ainda é utilizado em igrejas nos EUA, na Europa e no oriente. No Brasil, além da CCB, na igreja Renovadora Cristã, Igreja dos Irmãos e outras mais, as mulheres usam o véu.

CCB e o véu

No Resumo das Reuniões Gerais de Ensinamentos de 1948, consta o ensinamento sobre o uso do véu, e nesta reunião, Louis Francescon estava presente, o que nos faz supor que tenha concordado com a aplicação do véu, da forma como é adotado na Congregação Cristã. Sabemos que a igreja de Francescon nos EUA permaneceu independente de qualquer organização religiosa, inclusive da CCB, apesar de manter comunhão com a congênere brasileira.

Há uma imagem de um culto na comum de Louis Francescon nos Estados Unidos, mostrando mulheres com os pequenos chapéus, semelhante às mulheres presbiterianas da imagem acima. Ao que parece, esta comunidade preservou o costume de muitas igrejas americanas, onde um pequeno chapéu era usado para cobrir a cabeça, ao invés de um véu, como era usado no Brasil. Isso talvez, explica em parte porque alguns irmãos dizem que Rosina Francescon, quando veio ao Brasil usava o pequeno chapéu dentro da Congregação.

comum de Louis Francescon
foto postada em
doutrinacristaccb.blogspot.com
Acredito que as igrejas que adotam o uso do véu, estão corretas, dentro do entendimento mais coerente da passagem bíblica de   1Corintios 11. Não se trata de uma humilhação para as mulheres, mas de simbolo de sujeição, no culto.

Não podemos, porém, condenar nenhuma mulher cristã, de vida íntegra e dedicada a servir a Deus, pelo motivo de suas denominações não ensinarem sobre o véu. Não podemos concluir sequer, que estas mulheres que usaram o chapéu não terão salvação, pois não é sobre isso que o texto de 1 Cor 11 trata, e quem somos nós para julgar.

O irmão Romário Cardoso tem escrito um bom texto sobre o uso do véu, que pode ser acessado no blog BEREIANO.
.
 

3 comentários:

Anônimo disse...

Gostei do seu blogger irmão, é bem interessante e informativo.
Continue assim e Deus te abençoará.
Sou da CCB e Deus me esclareceu sobre o uso do véu, um dia uma irmã me perguntou porque eu não levava o meu véu na minha bolsa quando saía e eu disse a ela que não tinha costume, no dia seguinte fui congregar e Deus usando do seu servo na Palavra cap 11 I aos Coríntios Como as mulheres devem apresentar-se na Igreja.
O irmão pela revelação disse que o véu tem que estar sempre conosco para quando precisarmos a qualquer momento, por que o véu é sinal de poderio por causa dos anjos. Sempre levo meu véu onde quer que eu vou.

QUE DEUS DERRAME SUAS BENÇÃOS SOBRE TI E TODOS OS SEUS.

PAZ DE DEUS

Anônimo disse...

Irmã.

Os Anjos exercem algum poder sobre a irmã?

A Paz.

Claudio

Anônimo disse...

O uso do véu é citado desta maneira apenas uma vez nada Bíblia, e é específico para aquela passagem, se citarmos o versículo 15 l Coríntios cap11 "..Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar do véu" o seu uso torna-se um costume antigo.Sendo assim Paulo nas carta à Timóteo recomenda 1 Timóteo cap 2 ver.9 "..Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou vestidos preciosos.." é claro que não vemos esse ensinamento posto em prática, pois hoje existe até moda evangélica,mesmo assim não existe referencia sobre o tamanho,cor,material do véu.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...