Subscribe:

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Primeira Igreja Presbiteriana Italiana de Filadélfia

Primeira Igreja Presbiteriana Italiana - Philadelphia - 1913

Filadélfia é a maior cidade americana do estado da Pensilvânia e uma das mais antigas do país, cujo nome significa “amor fraternal”, com cerca de um milhão e meio de habitantes.

Entre 1880 e 1920 a população dobrou, quando recebeu milhares de imigrantes da Africa,  Irlanda, Alemanha e Europa Oriental e principalmente da Itália.

Muitos italianos que vieram para os EUA em busca de melhores condições de vida, escolheram Filadélfia por causa da grande oferta de emprego em ferrovias, minas, fábricas, obras públicas, etc. A cidade tornou-se o lar de milhares de italianos, vindos do norte e do sul da Itália, formando comunidades de trabalhadores que mudaram a história da cidade para sempre.

PRIMEIRA IGREJA PRESBITERIANA ITALIANA DE FILADÉLFIA

Fundação

A Primeira Igreja Presbiteriana Italiana de Filadélfia foi oficialmente criada em 1903, mas desde 1890, a comunidade Presbiteriana Filadélfia, tentava desenvolver um trabalho missionário entre os italianos, em sua maioria católicos, mas sem muito sucesso.

Michele Nardi
Foi então, que resolveram convidar Michele Nardi, chamado “O evangelista italiano”. Este pregador independente, não ligado a nenhuma denominação, foi considerado “um verdadeiro grande homem de Deus” naquela época e dedicava-se em pregar aos seus compatriotas. Quando desenvolvia um trabalho entre a comunidade italiana em New Jersey, recebeu cartas do Rev. MacNair, convidando-o a vir para Filadélfia e abrir uma tenda de pregação entre os italianos.  Seria sua primeira experiência em trabalho deste tipo, pois Nardi tinha sempre pregado em igrejas, salões, ou ao ar livre.

Nardi,  então, veio para Filadélfia, e, de pé sobre uma caixa em um terreno entre a Rua 10ª e Rua Kimball, começaram as reuniões ao ar livre diante da tenda que foi erguida lá. Houve duas missões entre os italianos na vizinhança (Metodista e Presbiteriana), mas os pastores eram ambos ausentes. Os pouquíssimos membros dessas missões saíram e ajudaram Nardi a  cantar hinos em  italiano, e isso atraiu as multidões. Este foi o início de uma grande trabalho entre os italianos da Filadélfia, tendo Nardi á frente dos serviços oferecidos em italiano, com a conversão de centenas de italianos.

Esta campanha teve um sucesso extraordinário e a Comissão Evangelística da Igreja Presbiteriana logo forneceu uma grande tenda, que abrigava 1200 pessoas sentadas. A estrutura temporária, erguida no mesmo terreno ficou conhecida como Tabernáculo Presbiteriano. As reuniões se realizavam todas as noites e uma Escola aos domingos, com aulas para trabalhadores, creche e as crianças da escola primária. Aulas de trabalho industrial, modelagem, escultura em madeira, costura, tricô e também foram oferecidos. 

Após alguns meses de trabalho, Nardi sentiu que era hora de voltar para new Jersey. Sua missão não era permanecer á frente de alguma igreja, e assim, chamou para o seu lugar o Rever. A. Pirazzini de
Providence, R. I., para assumir o comando do trabalho, na Filadélfia.

Em 27 de outubro de 1903, a Primeira Igreja Presbiteriana Italiana  foi estabelecida através de uma sessão provisória. O terreno onde havia o templo provisório foi comprado e a hipoteca foi paga através de uma grande campanha entre os jovens das escolas Dominicais Presbiterianas em diversas igrejas.
 
Após o sucesso deste esforço, foram criadas outras duas missões para os italianos em Filadélfia em 1905 e 1906. Estas missões, eventualmente, se tornaram a segunda Igreja Presbiteriana Italiana, organizada em 1910 em West Philadelphia, e  a Igreja do Salvador, organizado em 1929 em Germantown. 

Prosperidade

Imagem de 1954 ainda com a torre
Em 3 de outubro de 1909, foi dedicado o prédio da Primeira Igreja Presbiteriana italiana em Filadélfia. O novo prédio poderia abrigar 1.200 fiéis e continha sala de estudo pastoral, salas de Escola Dominical e jardins de infância. Logo depois que o prédio foi construído, o Rev. Arnaldo Stasio foi formalmente instalado como pastor da igreja. Nessa época, havia 500 membros da igreja e 400 alunos da escola dominical.

A Primeira Igreja Presbiteriana italiana passou por um período de transformação, após 20 anos de prosperidade, evangelizando a população italiana. Ao longo do tempo a membresia foi diminuindo, devido  os paroquianos migrarem para outras regiões da cidade ou encontrarem novas igrejas mais próximas de suas casas. Devido a baixa adesão, a Primeira Igreja Presbiteriana Italiana e a Igreja Presbiteriana Unida do Sul (fundada em 1899) fundiram suas congregações em 1972, e a igreja foi renomeada Igreja Presbiteriana Unida de Cristo  (Christ's United Presbyterian Church). 

A baixa adesão continuou e em 2005, a Igreja Presbiteriana Unida de Cristo, relatou 78 membros. Devido a um aumento na população asiática no sul da Filadélfia,  serviços em língua indonésia e vietnamita são agora oferecidos aos domingos.

Contexto atual

Primeira Igreja Presbiteriana italiana em foto atual
A Primeira Igreja Presbiteriana Italiana passou por muitas mudanças desde que começou servindo imigrantes italianos no sul da Filadélfia, em finais de 1890, mas por todos estes anos, manteve-se no mesmo local entre as Ruas 10ª e Kimball. O edifício da igreja evoluiu de uma tenda para a estrutura temporária, e depois para um prédio permanente, que sofreu alterações, com a remoção da torre da igreja.

A igreja se fundiu com outra congregação, a Igreja Presbiteriana Unida do Sul, e se adaptou para atender as necessidades da mudança da vizinhança no sul da Filadélfia, onde está localizada. Já não serve apenas a comunidade italiana, mas se estendeu para a crescente comunidade asiática no sul da Filadélfia.

Fontes:
http://www.brynmawr.edu/cities/archx/05-600/proj/p2/jcecb/FirstItalian.html
Michele Nardi, The Italian Evangelist - Life and Work - A.B.Simpson (1916)







0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...