Subscribe:

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Pietro Ottolini

Pietro Ottolini foi um dos pioneiros do Movimento Pentecostal Italiano e nasceu em Pescaglia,  uma pequena cidade da provincia de Lucca, Toscana, Itália,  em 11 de novembro de 1870.  Seu nome completo era Pietro Giovanni Martino Ottolini.

Em 1891, decide imigrar para a América. Em primeiro de agosto obteve o passaporte, deixou Genova e chegou a Nova York em 27 de agosto de 1891. Depois de alguns dias,  chegou a Chicago onde conheceu algumas famílias de italianos e entre estes conheceu a família Pacini. O seu desejo era ir para São Francisco, Califórnia, mas o plano de Deus para ele era outro. Em 1892, casou-se com Emma Pacini e permaneceu em Chicago.

A conversão
Família Ottolini e cinco dos seus filhos

Pietro Ottolini e Emma eram vizinhos do casal Angelina e Pietro Menconi. Nas tardes de inverno ambas as famílias se reuniam para falar sobre as histórias dos livros que estavam lendo. Giacinto, tio de Angelina e hóspede desta, começou a ler a Bíblia, mais como um livro de orientação moral e de histórias interessantes. Essas histórias ele compartilhava com sua família e vizinhos nessas tardes. Isso causou uma grande curiosidade em Ema Ottolini para possuir uma Bíblia.

O amigo de Giacinto, Giuseppe P. Beretta (1853-1923), havia se convertido através da Igreja Metodista e anunciava o evangelho para os imigrantes italianos, reunindo-se nas casas.  Foi com ele que Giacinto adquiriu um exemplar da Bíblia para Emma Ottolini.

Todavia esse livro não trazia somente histórias, mas também temas mais difíceis, que necessitavam de explicação. Assim, Beretta é convidado para ir à casa da família Ottolini. Numa segunda visita, Ema se converte e posteriormente, Pietro seu marido, Angelina e Pietro Menconi com dois de seus  irmãos, Giacinto e outros amigos.

Após dois meses de reuniões nas casas, Giuseppe Beretta acha por bem levar os membros de seu grupo para participar do culto na Prima Chiesa Presbiteriana Italiana sob a direção do Pr. Filippo Grill. São bem recebidos e ali começam os laço de amizade tanto de Pietro Ottolini quanto de Pietro Menconi com Louis Francescon.

Assembleia Cristiana

Pietro Ottolini estava entre aqueles que foram batizados por imersão por Giusepe Beretta em 1903 e deixaram a Prima Chieza Presbiteriana de Chicago para se reunirem nas casas e entre os que fundaram a Assemblea Cristiana de Chicago em 1905.

Em 1907, Louis Francescon recebe o batismo do Espírito Santo com o dom de línguas ao frequentar a igreja do pastor Durhan em Chicago e comunica o fato  ao amigo Ottolini e sua família . No início de setembro de 1907, Ottolini e sua família assistem os serviços e em poucos dias  recebem também o dom falar novas línguas.

Em 15 de setembro de 1907 a Assemblea Cristiana experimenta o avivamento pentecostal, num dia memorável, descrito por Ottolini como “um dia de sacra memória”. Vários membros foram selados com o dom de novas línguas e este evento irá despertá-los para levar a mensagem do evangelho aos seus conterrâneos em vários lugares do mundo.

Itália
.
Em 1910 Pietro Ottolini muda-se com a família para a Itália, onde permanece por quase cinco anos. Em Milão, encontrou um imóvel na Via Padova, 68, e lá  eles formaram uma pequena comunidade. O primeiro casal que se converteu  foram: Dorcas e Francesca Ciesch, da igreja Metodista.  Em 1911, Ottolini deixou Milão e foi para os  vales valdenses. Primeiramente esteve na cidade de  Pinerolo, onde  teve a oportunidade de evangelizar em vários lugares e finalmente estabeleceu uma comunidade  em  Lucerna San Giovanni (Torino). Também desenvolveu seu ministério em Gissi (Chieti) e Ginosa (Taranto).

Volta aos EUA e a questão sobre o batismo com o Espírito Santo

Em 1914, Pietro Ottolini, depois de ter exercido um ministério abençoado na Itália, volta para os EUA e constata que o número de crentes havia aumentado muito,  mas havia diminuído o fervor espiritual. Intrigado, conversou com outros anciães, que concordaram com ele que a importância do batismo do Espírito Santo havia diminuído.

Ottolini então,  começou a pregar uma série de sermões sobre a importância do batismo com o Espírito Santo, chegando a dizer que uma pessoa não poderia ser salva se não tivesse recebido o batismo do Espírito Santo e falado em línguas.

Francescon repreendeu-o e pediu-lhe que rejeitasse esta falsa doutrina. Ottolini  prometeu que não pregaria mais sobre isso, mas em 1915 voltou a pregar na mesma linha. Francescon então, emitiu uma circular à todas as igrejas do movimento pentecostal italiano, dizendo que Ottolini já não era mais ancião no Movimento. 

Em 1917 Ottolini deixa Chicago e organiza a Italian Evangelical Church em Saint Louis, Missouri. Será sempre lembrado pela dedicação pastoral durante muitos anos, àquela comunidade fundada em 1909, onde foi profundamente amado e estimado até sua morte em 1962. Ele nunca deixou de encorajar os crentes a buscarem o batismo do Espírito Santo, que pra ele não era um presente apenas para uns privilegiados, mas a promessa "para quantos o Senhor nosso Deus chamar.

Raríssima pregação de Pietro Ottolini gravada em 14/09/1958






0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...