Subscribe:

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Igreja Crista Evangelica na Romenia



Recebi  alguns emails sob o título: Movimento da Obra de Deus na Romênia e voltando a postar, após um tempo ausente, resolvi postar algo a respeito. 

Deixo claro que  meu artigo não tem a intenção de  desfazer de qualquer movimento ou iniciativa que os irmãos possam ter com relação ao assunto.



Os emails podem ser lidos  clicando no link abaixo. 


A Igreja

A igreja Cristã Evangélica na Romênia, que em romeno se escreve Biserica Crestina Evanghelica, corresponde a  Assembleia dos Irmãos, ou Irmãos Livres ou Irmãos de Plymouth,  como são conhecidas as igrejas cuja origem foi um movimento renovador ocorrido em 1827 na Irlanda (Dublin) e Inglaterra (Plymouth). O objetivo do movimento era  fornecer um local na qual todos os verdadeiros crentes podiam adorar juntos, reunidos em torno da mesa do Senhor  e estudar as Escrituras sem ser divididos por diferentes alianças denominacionais.  Há congregações ligadas ao movimento Irmãos em mais de 120 países do mundo, incluisive no Brasil, através da Igreja dos Irmãos ou Casa de Oração.
  
A Igreja dos Irmãos na Romênia se inicia em 1889, através de missionários Irmãos Livres. O inglês  Edmund Hamer Broadbent, após visitar a Romênia, fez um apelo numa revista, para que missionários fossem pregar naquele país. Os missionários  suíços Francis Berney e Charles Aubert, mudaram-se para a Romênia no mesmo ano de 1899 e implantaram as primeiras comunidades da Assembléia dos Irmãos no país , pregando, ensinando a Bíblia e criando Escolas Dominicais. Em poucos anos, as reuniões dos irmãos se espalharam por diversas regiões do país e outros missionários dariam sua contribuição. 
Edmund H. Broadbent, Charles Aubert e Francis Berney
A perseguição aos Irmãos começou em 1909, com a expulsão de Francis Berney da Romênia e perdurou por muitas décadas. Perseguição de governos e de outros grupos, mas em 1933 foi reconhecida como Associação religiosa.

Paralelamente ao desenvolvimento da Assembleia dos Irmãos, após a primeira Guerra,  um movimento de reforma dentro da Igreja Católica Ortodoxa, originou o grupo denominado “ Os Cristãos,  Segundo as Escrituras”. Este grupo tinha se inspirado no movimento dos Irmãos de Pylmouth e uniu-se com a Assembleia dos Irmãos na Romênia em 1939, mas conservando autonomia e costumes próprios. Um destes costumes era batizar crianças. 

Em 1989 caiu o regime comunista e  a  Assembleia dos Irmãos separa-se definitivamente dos “Cristãos Segundo as Escrituras”, tendo o nome de Igreja Cristã Evangélica local na Romênia.  O Outro grupo deu origem a Igreja Evangélica da Romênia.

Atualmente, a  Igreja Cristã Evangélica conta com 688 casas de oração e cerca de 50 mil batizados.  As igrejas são autônomas,  geridas por vários anciães (2 a 5), não remunerados e  organizadas em Conferências.  A Igreja possui ainda um Instituto teológico de nível universitário e cinco escolas Bíblicas e tem publicado várias obras teológicas.  Operam ainda  40 associações e fundações,  algumas com departamentos de educação, orfanatos, creches, atividades de ajuda humanitária,  etc.

Após dezembro de 1989, retomou conexões com muitas igrejas evangélicas no exterior, o que ocorreu através do evangelismo e de intercâmbio de estudos bíblicos e trabalho através de instituições de caridade.

Princípios Históricos

Quase a totalidade das Igrejas dos Irmãos na Romênia mantém  ligação com as demais, do mesmo movimento em outros países e seguem os princípios  fundamentais declarados pelos iniciadores do movimento:

1)  A autoridade das Escrituras, considerado como o fundamento da doutrina e da vida prática do crente. 
2)  A  igreja local é considerado um organismo vivo, cuja cabeça é Jesus Cristo.
3)  A centralidade da mesa do Senhor, que é celebrada todos os domingos, como um símbolo da presença de Cristo e cumprir um mandamento para vir novamente.
4)  A unidade dos crentes é uma realidade espiritual e não um único sonho.
5)  O sacerdócio de todos os crentes, esta suposição envolver toda a Igreja, com base em dons espirituais no culto e serviço. Assembléias dos Irmãos  rejeitam o conceito de que existem duas classes de cristãos - sacerdotes e leigos.
6)  Imperativo proclamação do Evangelho a todas as pessoas e cumprindo o mandamento do batismo de Jesus sobre aqueles que se arrependem e se tornam crentes.
7)  A dependência de Deus para suprir as necessidades financeiras de trabalho espiritual.
8)  Espera para o retorno de Cristo para a Igreja antes do período da Grande Tribulação.
9)  Em geral, os Irmãos apoiam a posição cessacionista, afirmando que "dons de sinais", terminou com o fechamento do cânon das Escrituras. 
10) Devoção a Jesus Cristo se expressa por meio dos valores de rejeição transitórios do mundo em termos de vida pessoal do crente, o comportamento na sociedade, o vestido, o lazer ao ar livre, negócios e envolvimento político.  



Batismo na Igreja Cristã Evangélica na Romênia


Igreja Cristã Evangélica local Ágape

Refletindo sobre...

Origem:

Os textos dos emails relacionam Lombardi, o companheiro de Francescon, com o início da Igreja Cristã Evangélica na Romênia.  
  
Essa é uma informação que não consta na biografia de Giácomo Lombardi na internet. Além disso, no final de 1800, Lombardi ainda era um membro da primeira Igreja Presbiteriana Italiana de Chicago. Não havia ainda ocorrido o avivamento pentecostal entre os italianos, que impeliria muitos deles às viagens missionárias. No próprio site oficial da igreja Cristã Evangélica, há uma relação de personalidades que se destacaram no evangelismo na Romênia, mas o nome de Lombardi não aparece na lista.  Se alguém tiver uma informação concreta sobre isto, terei prazer em publicar aqui no site.

Outro email diz que Deus enviou o ancião da CC na Inglaterra à Romênia.  Ora, o missionário inglês  Broadbent nunca foi ancião da Congregação Cristã na Inglaterra, que nem existia nesta época.   Ele pertencia a Igreja dos  Irmãos Livres, que é um movimento muito anterior à dos italianos da Assembleia Cristã de Chicago, que daria origem a CCB. 

Semelhanças:

A primeira vista, o que nesta igreja parece ser igual a CCB é a simplicidade e moralidade, evidenciada nas vestes das mulheres. Esta moralidade ainda é muito forte nas igrejas na Romênia, não apenas nesta da qual estamos falando. Além disso, ajoelham-se para orar e em geral, homens e mulheres sentam-se separados, tradição de muitas igrejas.

Na Igreja Cristã Evangélica na Romênia, as mulheres usam um cobertura na cabeça durante os cultos, mas em geral, trata-se um pequeno lenço. Raramente é um véu grande envolvendo toda a cabeça e algumas mulheres usam chapéu, como a esposa do fundador da CCB usava.  Isso é mais uma tradição presente em muitas igrejas, tanto na Europa como nos EUA. Na CCB padronizou-se o uso do véu branco, fino, rendado e cobrindo toda a cabeça da mulher.

A semelhança apontada no hinário, deve-se ao fato de os nossos hinos, a maioria, serem adaptações de hinos originais de autores do século 19, pertencentes à várias denominações.  A falta de orquestras nas igrejas é uma tradição da igreja, não tem nada a ver com perseguição religiosa.

Igreja Cristã Evangélica Betel

 Diferenças:

São muitas as diferenças com a CCB, na organização, costumes e algumas doutrinas. Enumero abaixo apenas algumas, pois a lista pode ser aumentada, se considerarmos a autonomia de cada igreja local e se nos aprofundarmos no estudo das crenças e doutrinas.
  • São cessacionistas: não acreditam na atualidade dos dons de línguas.
  • Igreja local autônoma, gerida por vários anciães e com Assembléia Geral de membros.
  • Os membros são registrados por escrito, por solicitação da própria pessoa ao ser batizado.
  • As igrejas possuem práticas e costumes diferentes uma das outras. 
  • Durante o culto, são espontâneos, sem uma liturgia fixa.
  • Apresentação de coral e pequenos conjuntos
  • Realizam a Ceia do Senhor todos os domingos.
  • Não acreditam em novas revelações fora da Bíblia.
  • Possuem publicações (revistas, livros).
  • Possuem Escolas, faculdades, Instituto teológico e Escolas Bíblicas
  • A cobertura na cabeça das mulheres podem ser de diferentes tamanhos e cores. 
  • Criam e gerenciam instituições de ensino em todos os níveis de educação religiosa.
  • Criam e e gerenciam fundações, associações, estabelecimentos de caridade e filantrópicos e similares.
  • Possuem acampamentos para jovens. 
  • Realizam o casamento religioso dentro da igreja. 
  • Enfatizam a evangelização.
Foi muito bom estes irmãos trazerem ao nosso conhecimento a existência da Igreja Cristã Evangélica na Romênia, onde um povo simples, louva a Deus com alegria, dentro das tradições que herdaram, em cultos leves e descontraídos. Serve para refletirnos em como a Obra de Deus é grande e está espalhada no Brasil  no mundo, sob placas  e costumes diferentes dos nossos, mas mesmo assim, é a Obra de Deus.

comumccb.blogspot.com

Fontes:

18 comentários:

Anônimo disse...

"•Não acreditam em novas revelações fora da Bíblia." Nós na CCB também não cremos em revelações fora da Bíblia - graças a Deus - quem crem nessas revalaçoes são os mormons, os adventistas, os catolicos e outras seitas.
Nos cremos sim em revalaçoes, porem se elas são contra as escrituras ou elas acrecentam algo a Biblia, não provem de Deus. Na verdade o Espirito Santo não revela algo nova, mas traz luz sobre a velha revalação

eliseu rivelli disse...

As informações que eu passei (Eliseu Rivelli)foram descritas pelo presidente e pelo secretário geral, irmãos Virgílio e Dan. Numa reunião de 4 horas com 7 presbíteros na central em Bucareste em 2010. Antes do comunismo em meados de 1938 era aproxim. 90% igual a doutrina da CCB. Quem levava as decisões era o irmão Lombardi. Estivemos em novembro de 2012 com 9 presbiteros e, virão de 4 em 4 ao Brasil começando em 02 de janeiro de 2013 O desejo deles é voltar a doutrina como era antes do comunismo. Não iremos determinar nada, eles conhecerão a CCB e, eles definirão o que sentirem. A CCB respeitará o que eles sentirem. Se pedirem nossa ajuda lhes ajudaremos. Saudações a todos. Eliseu Rivelli ((35) 8811 1742 TIM

Anônimo disse...

Eu Eliseu Rivelli,mais alguns, estivemos em 2010 em Bucareste , Capital da Romênia. Reunimos c/ 7 dirigentes da Igreja Cristã Evangélica, em sua sede principal.Estavam o Presidente e o secretário geral também. Eles disseram que antes do comunismo eram iguais a nos. Eles disseram que O ir. Lombardi levava os pontos que o ir. Francescon implantava na CCB. Em meados de 1930 ficou pronto o hinário de música, igual da CCB e, na hora de montar orquestra entrou o comunismo. Eles disseram que desejam voltar as raízes doutrinárias da década de 1920. Disseram que após 1990 apareceram pastores da Alemanha, introduzindo coisas diferentes. Em Novembro de 2012 voltamos na Romênia e, eles virão de 4 em 4 presbíteros(anciãos), visitar a CCB. Após totalizar os 20 presbíteros que decidem, eles falarão o que desejam da CCB. Não temos intenção de mudar nada, nem trocar placa de Igreja, nosso desejo será atender o que eles solicitarem. Nossa alegria é ter reencontrado Cristãos que vieram do mesmo ventre,CRISTO. Saudações !! Eliseu Rivelli (35) 8811 1742 TIM

Valdeci disse...

Irmão Eliseu, Deus abençoe por participar com estas informações.

Pergunto ao irmão:
1-por qual motivo a história oficial deles não menciona Francescon e/ou Lombardi.

2- qual ano Lombardi esteve na Romenia, pois no final dos anos 1800 Lombardi ainda estava na Igreja Presbiteriana. Na biografia de Lombardi, não consta nada sobre a Romenia.


Como já escrevi (baseado no site oficial) a origem deles é nos Irmãos de Philmouth e não no movimento pentecostal italiano em Chicago.

Se o irmao ou outro leitor, tiver material, ou alguma fonte, onde possa confirmar a informação que lhe passaram, podem comentar, que eu publicarei. O foco deste blog é informação pra irmandade.

Deus abençoe

Valdeci disse...

Irmão Eliseu, também acho importante que a CCB estabeleça uma espécie de intercâmbio com outras igrejas, não apenas a da Romênia. Não se trata de ecumenismo, mas de uma troca de experiências com outros grupos cristãos.

Sobre a falta de orquestra, acredito que o irmão escreveu com sinceridade, mas há outras explicações.

Deus abençoe

Eliseu Rivelli disse...

A Paz de Deus e afeto de Cristo esteja convosco.

As informações que eu tenho (Eliseu Rivelli)foram colhidas pessoalmente junto ao Presidente e ao Secretário geral da Igreja Cristã Evangélica em 2010. Tenho comigo o resumo dos pontos Doutrinais e histórico da igreja. Estão na lingua Romêna e, a Irmã Andreea(interprete) que está conosco em todas reuniões, nasceu na Romênia e toda sua familia é desta Igreja. ela fala fluentemente 4 idiomas. Reflitam que minhas fontes não é a internet. Dia 02 de janeiro estarão conosco no Brasil 3 presbíteros e a Andreea. Pedirei que ela leia alguns trechos do resumo e postarei. No resumo cita que em 1900 o missionário Broadbent era da Congregação Cristã na Inglaterra. Isto mostra que o nome CCB provêm de contatos com o ir. Broadbent. O ir. Lombardi esteve na Romênia em meados de 1920.O ir. Francescon nunca esteve lá. As poesias dos nossos hinos foram reveladas aos nossos irmãos no Brasil e, muitas delas achamos no hinário deles. É sabido que muitas músicas vieram dos EUA,mas letras?? Não é coicidência 450 hinos na CCB e, lá também. Na contra-capa um Salmo. O hinário de música com 4 partes, pronto para orquestra, não para tocar violão ou percusão. Foram eles que confirmaram que estavam formando orquestra quando imperou o comunismo. Na CCB a orquestra foi formada em 1932,foi aproximadamente em 1932 que o comunismo dominou a Romênia. Conheci pessoalmente presbíteros com 80 anos e, confirmaram que a ordem de culto,orar de joelhos, ósculo,véu(estilo cultura Romena),coletas voluntárias,não,ao titulo pastor,Santa Céia num só Cálice,etc. Reflitam que era igual a CCB. Quem disse que gostaría que voltasse a ser como a CCB, foi o Presidente da Igreja Cristã Evangélica. Prova disso é que virão os 20 presbíteros que tomam as decisões visitarem de 4 em 4 a CCB. Peço que prevaleça meu texto, afinal, em novembro de 2012, estivemos na Romênia em 3 anciãos, 1 cooperador,9 músicos,mais 12 crentes Brasileiros,que viram e ouviram o que descrevi(viajamos usando nosso dinheiro). Sei que não podem nos ajudar,mas rogo que evitem textos duvidosos que poderá impedir o bem que Deus programou aos nossos irmãos que tanto sofreram no comunismo(outros morreram) e, não negaram Cristo.

Deus abençoe a todos quantos O servem com amor e alegria.

Eliseu Rivelli TIM (35)8811 1742

Anônimo disse...

Irmão Elizeu, A Paz de Deus.

Qual está sendo o andamento deste assunto? Os irmão tiveram a reunião em 02 de Janeiro de 2013? Pode comentar qual o resultado dela?

Deus abençoe.

Anônimo disse...

Acho que pelos comentários do ir. Eliseu, juntando com a história da Igreja Cristã Evangélica, provavelmente o ir. Lombardi encontrou essa igreja fundada por Broadbent e tentou deixá-la como a CCB (o ir. Miguel Spina, segundo suas cartas, sempre falava da doutrina pras demais denominações que encontrava em outros países) e haviam aceitado até que entrou o comunismo.

Sebastião Alves Neto disse...

Sou membro da Congregração Cristã no Brasil, meus avós paternos eram membros da Igreja Cristã Evangélica Casa de Oração, meus pais chegaram a frequentar esta igreja e eu quando bem criança assistia as escolas dominicais, porém Deus fez uma obra em mim e em minha mãe, a qual trouxe conversão para minha casa e junto com meus pais passamos a frequentar a Congregração Cristã no Brasil. Tomando conhecimento da obra na Romenia, vejo que esta ocorrendo um equivoco quanto a origem desta igreja. Pelo que vi é a mesma origem da Igreja Cristã Evangélica Casa de Oração, quem quiser pode conferir no WiKipedia que traz uma informação detalhada sobre esta igreja, acho muito importante o ministério do Brás estar a par desta informação, e assim evitar degradação do nome da CCB desnecessário. De uma certa forma é dificil saber sobre a Igreja Cristã Evangélica Casa de Oração, pois eles não tem uma igreja sede e cada templo agem de forma autonoma.
Na verdade não sou contra a unificação de igrejas de doutrinas semelhantes, no fundo até queria que isso acontecesse, más tudo tem que ser feito com a guia de Deus.
Att// Sebastião Alves Neto

Anônimo disse...

Esclarecimento por presbítero da Romênia:

Quem são os Cristãos Evangélicos?

...e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós 1 Pe 3:15

(...)
As congregações dos irmãos conhecidas como Irmãos, Irmãos de Plymouth ou Assembleia dos Irmãos apareceram na Europa no começo do século XIX (Inglaterra, Suíça, Alemanha) por irmãos prominentes como of John Nelson Darby (1800-1882), George Müller (1805-1898), Edward Cronin (1801-1882), Anthony Norris Groves (1795-1853) e outros. Em 1 de outubro de 1899 ocorreu em Bucareste a primeira reunião proclamando o evangelho presidida por Francis Berney e Charles Aubert. Inicialmente as reuniões eram em francês e então em romeno, assim as reuniões espalharam pelo país. Destaca-se as contribuições de pioneiros como E. H. Broadbent (1861-1945) , Francis Berney (1869-1939), Charles Aubert, Paul Perret (1895-1961), Stan M.P. Segarceanu (1883-1956), Florea Moisescu (1891-1979), Ilie Georgescu (1875-1957), Gheorghe Oprea-Teodorescu (1895-1982) e outros.

Essas assembleias locais desenvolveram, esparramaram e tornaram-se conhecidas como Cristãos segundo o Evangelho. É interessante notar que chamávamos "cristãos" e o governo romeno deu-nos o nome de "Cristãos segundo o Evangelho" [ou "Cristãos Evangélicos"] para acentuar uma nova ênfase nos ensinamentos das escrituras.

Em 1939 o governo romeno juntou os Cristãos Evangélicos como os "Escrituristas" (ramo "Tudorista" dos irmãos) formando o "Culto Cristão Segundo o Evangelho". A maior diferença entre esses dois grupos, separados nos anos 1990, é a doutrina do batismo. Os primeiros praticam o batismo de crentes e os últimos o batismo de crianças. Mas ambos ramos possuem pessoas de fé, dos quais vale mencionar Florea Moisescu, Marin Ionescu, Alexandru Panaitescu, David Theodorescu, Gheorghe Giuvelea, Ioan Severa, Teodor Popescu, Emil Constantinescu, Nae Ionescu, Nicolae Tonoiu, etc.

Anônimo disse...

Agora, depois de uma pequena introdução histórica, veremos alguns princípios básicos dos Cristãos Evangélicos.

1. Autoridade da Bíblia
Primeiro lugar, nós Cristãos Evangélicos cremos que a Bíblia é considerada a infalível palavra de Deus.(...) Também cremos que além do cânone da Bíblia, Deus não dá nenhuma revelação fora das Escrituras. A Palavra é completa e suficiente revelação de Deus a nós humanos.

2. Batismo do Novo Testamento.
Nas Igrejas Cristãs Evangélicas não se batizam crianças, mas esse ato de obediência e feita na maturidade de entendimento e conhecimento.

3.Centralidade da Santa Ceia
As congregações dos Cristãos Evangélicos praticam a Santa Ceia como um ato de memória como adoração a Deus a cada domingo.

4. Pluralidade dos anciãos.
Os Cristãos Evangélicos baseiam-se no sacerdócio de todos os crentes. (...) o ministério público das igrejas locais é feita pelos irmãos de maneira coletiva (...) As congregações dos Cristãos Evangélicos não possuem hierarquia ou pastores e o ministério é guiado pelo Espírito de Deus por irmãos da igreja local de acordo com o dom de cada um. As irmãs oram na igreja e ensina as crianças nos reuniões, mas não ensinam nos cultos públicos.

5. Perspectiva cessacionista dos dons espirituais
Os Cristãos Evangélicos geralmente suportam as posições cessacionistas quanto os "dons e sinais" (como falar em línguas, milagres, profecias e curas) que cessaram uma vez o cânone das Escrituras terminou. Mas pessoalmente creio em uma forma pessoal, que o Espírito Santo dá dons como queira a quem desejar (cf. 1 Cor 12:1-11). Este foi e é um assunto disputado teologicamente, mas devemos manter nossas mentes nas Escrituras e esquecer nossas pré-concepções. A única autoridade de doutrina é as Escrituras!

6. Concepção escatológica do arrebatamento da Igreja.
(...) Cremos que Jesus retornará e arrebatará a igreja aos céus antes da tribulação. Teologicamente somos pré-milenialistas e pré-tribulacionistas. (...)

7. Testemunho fiel
Deve-se mencionar que viver a simplicidade dos Evangélicos. Cristãos Evangélicos são sérios no trabalho, escola, sociedade, dando um bom testemunho na vida e moral.

(...)
O Senhor seja conosco para caminhar em verdade e fidelidade até o encontro com o Senhor Jesus! Ao Pai, o Filho, e o Espírito Santo sejam toda a glória, majestade e honra, agora e sempre, amém!
Bogdan Emanuel Radut

(Igreja Cristã Evangélica nr.2 Craiova)
Retirado de http://www.prediciaudio.ro/?page=articol&id=8

Anônimo disse...

O que o irmao acima disse faz sentido. E' provavel que o ir. Lombardi tenha visitado essa igreja dos irmaos na Romenia. Acho que o ir. Leonardo Alves de Dallas, que pesquisa a obra de Deus com base nos arquivos da igreja nos EUA possa ajudar esclarecer.

Ir. Elieseu Rivelli, os hinos semelhantes e' devido as letras dos nossos hinos serem na maior parte traducoes de hinos tradicionais. So a partir do hinario 3 que tivemos algumas poesias. feitas no
Brasil.

Deus abencoe

Gustavo Costa

ansadriano disse...

Meu nome é Adriano...
ansadriano@hotmail.com
Membro CCB Imbituba-SC

No pequeno livro CCB "azul claro" que relata o resumo das convenções e o histórico da Obra de Deus...consta na página 57,ref.mensagem nº1...no 4º parágrafo...

assim está escrito, e como segue...

"ELEGI AQUI UM POVO PARA MINHA GLÓRIA E EM OUTROS LUGARES OUTRO, UM TERCEIRO SE PODE ENCONTRAR E AINDA MAIS, TENDO-OS ENVIADO AQUI, ALI E ACOLÁ ATRAVÉS DESTA TERRA; ASSIM DILETOS, TODOS VÓS SOIS UM SÓ POVO, UMA SÓ FAMILIA, SIM, COMO UM SÓ EXÉRCITO."

Chicago, Illiois 22-abr-1908.

William Dias disse...

por favor amados a paz do senhor jesus orem por almerionda de souza freitas pela a sua saude que deus lhes de em multiplicadamente a todos sem execao amen hoje e sempre amen
que deus abencoe este pais ate a volta de cristo amen

CONGREGACAO CRISTA disse...

não ouve acordo em se unir com a ccb pois acharão muitos ponto forra da doutrina crista; poriso não ouve acerto ou comunhão para se unir

Valdeci Ferreira disse...

Prezado irmão, eu ja havia apontado que havia muitas diferenças. Se o irmão puder acrescentar mais informações a respeito, agradeço.

Deus abençoe.

Anônimo disse...


Evangelista Cristão

Estive alguns dias atrás congregado na Lapa SP.

O ancião Natanael Agrello contou na Lapa que esteve em Outubro de 2.013 na Romênia e eu resumi um pouco do que ele contou:

Tiveram 5 reuniões em 5 cidades com 15 presbiteros em cada cidade;

Capital Bucareste, Timisoara, Pascani, Suceava e Brasov

Tiveram na Capital Bucareste na assembléia deles chamada de Conferência Nacional, onde reuniram com 400 presbiteros.

Uma reunião foi em Bucareste com 11 presbíteros e, entre eles tinham 4 professores de teologia e, um deles fala 9 idiomas, inclusive Grego e Hebraico.

Esta reunião começou as 10h e terminou as 17h com 1 hora de almoço.

O diálogo foi profundo e muito pacifico.

A congregação iniciará 4 pontos de cultos em salinhas em 4 cidades.

Em Suceava tem um presbitero que é um dos mais antigos e muito respeitado, responsável por 50 igrejas.

Este presbitero chamado Vasilie esteve EM FEVEREIRO DE 2.013 no Brasil e viu como é feito UNÇÃO.
Chegando na Romênia foi chamado para orar no hospital por um irmão que estava com câncer na garganta em estado terminal.

Ungiu-lhe e o mesmo morreu. Passado 8 horas que o coração havia parado ele orou e Deus lhe ressuscitou.

Levaram o mesmo para novos exames e o câncer,após UNÇÃO, havia sumido.

Um grande milagre !!

Nesta Cidade, Suceava, tem 15 pessoas aprendendo a música e a partir de 2.014 será a primeira orquestra entre as 680 Igrejas na Romênia.

Eles tem um hinário de música com 456 hinos igual da Congregação.

Tem vários hinos que até a poesia é igual a Congregação e, a maioria a música é a mesma.

Este hinário de música existe desde 1932, época que implantou orquestra no Brasil.

A congregação continuará indo na Romênia,mas, não existe planos de uma união entre nomes de Igrejas.

A congregação deseja ter uma relação de Paz com eles.

Eles não ganham salário,não cobram dízimo,não envolvem em política, são contra vanglória humana.

Aproximadamente 90% dos ministros não aceitam Teologia, embora tem conhecimento biblico profundo, pois lêem bastante a biblia.

O irmão Natanael Agrello pediu para que continuemos orando e nosso Deus os continurá abençoando.....................

Evangelista Cristão postando o que ouviu na Lapa SP.



Anônimo disse...

É VERDADEIRAMENTE É HORA DA CCB BRAS PENSAR SOBRE SEUS ANTIGOS CONCEITOS , E VER SE DEVEM PERMANECER NELES OU CRESCEREM COM OS ERROS E DESAPONTAMENTOS DOUTRINARIOS , PARA NÃO VEREM MINGUANDO SEU CRESCIMENTO TOMARA QUE EM 2014 PAREM DE FICAR ESPERANDO EM DEUS COM DOUTRINAS MAL INTERPRETADAS E HUMANAS DE PODERIO ILUSORIO E MUDEM A CCB PARA IGUAL OU MELHOR QUE A IGREJA DA ROMENIA , ASSIM PODEREMOS ESPERAR POR UNIÃO ESPIRITUAL NA TERRA ASSIM COMO SERÁ NA ETERNIDADE. IRMÃO CLAUDIO MARÇOLA PRESIDENTE DA CCB BRAS CHEGOU A HORA DE MUDAR , MUDE A CONGREGAÇAO CRISTÃ NO BRASIL PARA MELHOR MUDE ENQUANTO HÁ TEMPO E MEMBROS , PARA QUE NÃO HAJA TEMPLOS VAZIOS , E SEM PROSPERIDADE ESPIRITUAL...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...