Subscribe:

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Procedimentos CCB

Recebi o testo abaixo por email e compartilho com os leitores. Atenção: não se trata de nenhuma mensagem oficial vinda do ministério da CCB. Quem escreveu, preocupado com a falta de comunhão dentro das igrejas, fez um apanhado dos ensinamentos sobre a ordem do culto e conselhos que o ministério dá à irmandade.  

São ótimos conselhos, mas infelizmente, o problema da falta de comunhão na igreja, na minha opinião, não se deve apenas a atitudes desreipeitosas dos membros.  Está havendo desinteresse espiritual. Sabemos que as causas são diversas e vão desde o conteúdo da pregação, as atitudes de quem está à frente dos serviços religiosos, o modelo de culto e até a conversão genuína das pessoas, pois muitos estão na igreja por causa da família.



Procedimentos quando entrares na Congregação

Caros irmãos (ãs), A Paz de Deus !!!

Ultimamente temos notado que está entrando um espírito de inquietação, conversação, falta de respeito e temor dentro do templo da congregação. Temos dificuldade para fazer a oração da comunhão, bem como ler a Bíblia nos minutos que antecede o início do Santo Culto.


Acredito que precisamos rever alguns comportamentos básicos quando vamos Louvar a Deus em Sua Casa...É isso mesmo, é considerado a CAsa de Deus (Templo de Louvor, Honra e Glória ao Grande Deus).

Infelizmente, alguns estão perdendo a noção do que é servir a Deus...Estão fazendo do "Templo" um local comum...Ficam conversando o tempo todo, agem como se estivessem em casa, na escola, no parque, na rua, etc...

Entendemos perfeitamente quando a criança chora com algum desconforto (fome, sede, dor, cólica, etc), porém, alguns pais acham que a congregação é lugar para fazer piquenique (levam lanches, biscoitos, balas, doces e outras guloseimas), sem falar aqueles que levam brinquedos, onde se reunem 2 ou 3 e começam a brincar dentro da igreja.

Temos entendimento que, muitos entram na Congregação debaixo de grandes provações, angústias, perseguições, desemprego, depressão, enfeermos, etc, sendo que vão pela Misericórdia de Deus, se arrastando para ouvir a Santa palavra e, acabam ficando sem comunhão em virtude do converseiro, risos, chocarrices de irmãos (ãs) adultos e alguns já antigos na graça, que poderiam dar exemplo, mas acabam até virando para trás e ficam conversando em grupo, tirando a comunhão dos demais.

Vamos por em prática alguns ensinamentos:

1. Ao entrar na congregação, faça a saudação ao porteiro (a) em tom baixo e fle somente o necessário, ou seja, pedir oração se for o caso;

2. Procure sentar-se e fazer a oração da comunhão sem ficar conversando o tempo todo com o irmão (ã) que está ao lado;

3. leia a Bíblia ou veja os hinos, pois assim podem aprender a assimilar os hinos apropriados para cada ocasião;

4. Hinos: Ao chamar hinos, procure ficar de pé e soletrar dígito por dígito...  Evite chamar hinos constantemente e nem chamar porque acha bonito e/ou porque foi o da conversão....  Os hinos devem ser chamados de acordo com o momento / ocasião e na Guia do Espirito Santo;

5. Oração: Na oração, ficar em comunhão e com os olhos fechados, dando Glórias a Deus em voz baixa, sendo que, quando alguém começar a orar, devemos eliminar todas a manifestação, para que seja ouvido o que Deus está dando na oração àquele que ora.  Oração não necessita ser prolongada e, se por ventura tiver uma 2ª oração, deverá ser apresentado apenas o que não se apresentou na 1ª oraçao.

6. Testemunhos: Quando for testemunhar, não precisa usar essas palavras "levanto na presença de Deus e segundo todos vos", sendo que isso já foi abolido a muito tempo, inclusive saiu em tópico de ensinamento...  Entra direto na obra que Deus realizou, sem ficar detalhando passo-a-passo, onde acaba entrando em assuntos que não é pertinente a obra, bem como trás tristeza e aflição à irmandade...  O Espirito Santo não entristece a igreja.  Fale pouco e fale acertado, sem tomar muito tempo.

7. Palavra: No momento em que estivermos aguardando a revelação da Santa Palavra, não necessita ficar falando em voz alta "Senhor Revela Sua Palavra e/ou outras manifestações" que acabam tirando a comunhão dos servos do ministério...  Basta ficarmos em comunhão e clamarmos sem muito rumores.

Os pais procurem levar os filhos pequenos nas Reuniões de Jovens e Menores e, os acima de 12 anos, também nas Reuniões para a Mocidade...  Eventualmente, levem-os no Santos Serviços de Batismos. 

Exercitem os filhos a ler a Bíblia Sagrada, bem como acompanhar se os mesmos estão decorando os versículos que irão recitar...  Seria conveniente que lessem todo o capítulo para um melhor entendimento e não ficar somente no verso que vai recitar. 

Infelizmente, com toda tecnologia do mundo moderno, nossos filhos estão mais aplicados na informática, MSN, Orkut, Facebook, Twitter, Video-Game,etc., e já não tem tempo para as Coisas de Deus...   Temos sim que estar aplicado à modernidade, acompanhar a evolução da tecnologia, ampliar nosso horizonte e estar prreparado para a concorrencia no mercado de trabalho, porém, não podemos deixar de lado as premissas básicas da Obra de Deus. 

Pais, ensinem aos filhos pequenos que, na congregação não é lugar para ficar brincando, escrevendo, desenhando, riscando bancos, grudando chicletes sob os bancos, bagunçando nos sanitários, etc. Ensinem que o local é a Casa de Deus e que devemos ter todo o respeito....   Quando era garotão (não batizado) fui algumas vezes na igreja católica (não em missa) e pude constatar que as pessoas entravam com todo o respeito e em silêncio perante às imagens....   Quanto mais nós que estamos diante da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espirito Santo) ??? 

Celular: Na congregação possuem 4 (quatro) placas sinalizando que; " Desligue o Celular ao entrar", porém, quase todos os cultos estamos ouvindo som de celular...  Devemos ter cuidado, pois realmente tira a comunhão, principalmente na hora da Palavra...  Se por ventura algum irmão está de plantão ou sobreaviso, deixe no vibracall (silencioso) e procure sentar na ponta do banco, próximo ao corredor e da porta para poder sair e atender...  Fora disso, o celular deverá estar desligado.

Outros ficam jogando no celular e/ou mandando mensagens durante o culto...  Isso é uma prática abominável e que o Senhor Deus não se agrada.

Término do Culto:


  • Terminando o Santo Culto, procurem ir diretamente para suas casas, evitando aglomeração em frente à congregação, sendo que em algumas congregações há tráfego pesado de veículos, ônibus e caminhões, podendo ocorrer atropelamentos; 
  • Mocidade, não ficar com algazarras em frente à congregação, evitando que os vizinhos venham a reclamar, bem como poderão evitar assaltos. 
Perdoem me, mas senti de escrever...  Sei que fui um tanto extenso, mas é para o bem da Obra de Deus. 
Obs.: Vamos estar atentos naquilo que também estamos errando, procurando corrigir, pois também reconhecemos algumas falhas. 
Deus Abençoe a todos 
Cordiais Saudações 

 

8 comentários:

JULIO MARINHO disse...

Muito bom, vou conversar mais vezes com meus filhos, Deus vos abencoe!

Jacira disse...

Sábias palavras! O irmão foi guiado pelo Espirito Santo. E, acho que este comentário deveria ser lido em todas as congregações.

Anônimo disse...

Sábias palavras! O irmão foi guiado pelo Espirito Santo. E, acho que este comentário deveria ser lido em todas as congregações.
Deus vos abençoe grandemente.
E que a paz e a graça do Nosso Senhor Jesus Cristo esteja sempre presente em vossas vidas.

Adilio disse...

Amém....
acrescento, que motivo de maior desinteresse espiritual que venho notando nos cultos, partem justamente do ministério local em algumas localidades.
Piadinhas, gracinhas, para fazer a irmandade dar risadas...tem ancião que acha que está em um "Stand Up"...
Creio que o temor e o tremor em estar diante da igreja de Cristo, deve ser manifesto primeiro de onde está brotando a água.

Anônimo disse...

O IRMAOS E ISSO MESMO ESTAMOS PASSANDO POR TRMPOS DE DIFICULDADS ISPIRITUAES , OND APRENDEMS UNS C OS OUTROS S ISSO E MUIT IMPORTANT P NOS Q SERVIMOS A DEUS DEUS ABENÇOE.

Genésio Andrade disse...

Sabe que diante de tudo que vc escreveu é verdade, e tem mais uma coisa o povo da congregação é muito preguiçoso, nasci dentro da igreja e tenho 40 anos de idade, por isso posso falar isso, trabalhei como segurança na igreja catolica por 3 anos e na igreja mundial 1 ano, la a missa e o culto no domingo começa as 6 da manha e é o horario que mais enche, na CCB um culto de jovens as 0930, tem preguiçoso que não leva o filho ao não vai, isso porque é caminho que leva aos ceus

Anônimo disse...

MUITO BOM ESSE CONSELHO,TUDO SE RESUME EM UM PROVÉRBIO:ENSINA O MENINO NO CAMINHO QUE SE DEVE ANDAR E DEPOIS DE VELHO NUNCA SE DESVIARA DELE.TEMOS QUE TER DENTRO E FORA DA CASA DE DEUS:TEMOR,RESPEITO,REVERÊNCIA E COMUNHÃO,ASSIM DEUS SE AGRADARA DE NÓS.PAZ DE DEUS COM TODOS.

Anônimo disse...

Não sou da ccb congrego em outra denominação são sábias palavras do irmão mas notei que não foi citado o nome de Jesus Cristo nem uma única vez então tenho curiosidade: a CCB não crê em Jesus como seu Salvador q foi morto e ressuscitou??

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...