Subscribe:

quarta-feira, 13 de março de 2013

Etiqueta do Musico



Recebi este texto cujo autor desconheço,  mas são conselhos muito úteis para os músicos. Muitos que ingressam na orquestra da CCB não sabem que precisam seguir algumas regras, que na verdade mostram uma boa educação.  

Quando era jovem aprendendo a música, ouvi muitos conselhos do meu encarregado e o seu auxiliar, que na verdade eram regras de etiqueta. Altura do som, posição do instrumento, postura ao tocar em pé, não tocar se virando para os lados, abrir o hinário, mesmo que tenha decorado todos os hinos. 

Etiqueta do Musico

É importante o músico ser conhecido pela educação (espiritual e material), qualquer pai fica orgulhoso quando o filho é reconhecido pela educação sobretudo Nosso DEUS.


Mas afinal, o que é etiqueta afinal? Etiqueta é um conjunto de regras ou normas de conduta de respeito que as pessoas devem ter no seu ambiente de convívio (familiar, pessoal ou no trabalho) na orquestra.
Lembre-se: etiqueta é sinônimo de educação. Não seja mal educado, ninguém gosta de pessoas mal educadas, musicalmente falando. 

É muito importante o músico espiritual ser conhecido pela educação espiritual e material, pois uma não existe sem a outra; e qualquer pai fica orgulhoso quando um filho é reconhecido pela educação; sobretudo Nosso DEUS ao respeito de nossas atividades e conduta no ambiente cotidiano da orquestra em quaisquer atividades (dentro ou fora da igreja), ou seja, em qualquer lugar em que passamos devemos deixar um bom exemplo.

Regras de conduta ao músico espiritual

O aprendizado musical é infinito e a cada dia há muito para aprender, começando pela disciplina.

 SITUAÇÕES NO CULTO 


  • Com exceção ao imprevisto: nunca chegue atrasado aos cultos. Adiante-se sempre! Chegue com tempo de estacionar o seu carro, achar o seu lugar na orquestra, montar o instrumento, fazer sua oração pessoal de comunhão, ouvir a meia-hora da organista, participar da afinação da orquestra e iniciar o louvor espiritualmente pronto. 
  • Seja discreto. Sempre. Ao iniciar a tocar no culto oficial com o seu instrumento musical, lembre-se que você ainda é um novato e não seja um 'iniciante-estrela'. Respeite os músicos mais experientes, acompanhe a harmonia do grupo orquestral e faça 'entradas' de frases/períodos sem adiantar o seu som.
  • Se parar de tocar por qualquer motivo, não inicie o seu som durante um compasso, aguarde uma respiração longa de início de frase ou estrofe.
  • Toque em volume normal e moderado, sem forçar. Se tocar sozinho (como solista) você tem liberdade, mas integrado na orquestra você estará em um naipe com outros músicos parceiros, equalize o volume do som apenas o suficiente para igualar-se com a sua categoria. Não toque com acentuações forte ou crescente. 

SITUAÇÕES EM UM ENSAIO MUSICAL

  • Quando o Encarregado estiver falando com a orquestra, não toque e não converse.
  • Não pare de tocar e não repouse o instrumento enquanto o Encarregado não parar de reger, a não ser o regente solicite um outro naipe/voz; ou você precise trocar um acessório (palheta, boquilha, corda, etc).
  • Não toque desafinado. Se o seu som estiver muito estridente, estranho ou aberto: corrija isto imediatamente. 
  • O regente é o 'patrão'. Se o Encarregado pedir algo com seu Gesto na regência, faça-o imediatamente, enquanto faz a leitura da partitura ao mesmo tempo. Faça o que o mastro diz, musicalmente falando!
  • Se você não entendeu a expressão do regente, recupere-se do problema assumindo o erro imediatamente, mesmo que o regente errou o movimento de regência, lembre-se: ele é o 'patrão'.
  • Não faça caretas e não agite sua cabeça como forma de expressar um gosto pessoal ou para indicar erro, isto é indiscreto e grosseiro. Demonstre disciplina e respeito: para um músico espiritual isto é fundamental.
Falando em educação...

Submeter-se às normas de conduta nos faz melhor a cada dia.
Este respeito vai determinar o seu perfil musical por toda a sua vida, pois estamos propondo as ações de respeito para estar diante de DEUS e somente à ELE ofertar um sincero, puro e sublime louvor em adoração às Suas obras e ao Seu nome pela Obra de Salvação. 

AVALIE ESTAS DICAS 


  • Não tente se destacar mais do que outros no comportamento, uso de broches, gravatas temáticas.
  • Toque sempre suave em volume agradável, sem forçar: equalize o seu som e esteja afinado sempre.
  • Mesmo que você é 100% afinado e toca em olhar na partitura, olhe a partitura mesmo assim. Se acontecer algum imprevisto, como errar por não fazer a leitura, será indesculpável para você próprio.
  • 'Falar' a contagem de tempo ou fazer marcações fortes com o pé causa ruídos que pode incomodar outro músico e distrai-lo em sua contagem pessoal, faça tudo silenciosamente.
  • Se precisar mover-se, mecha-se calmamente e tente não chamar a atenção para você.
  • Importante: se você e todos os outros músicos estiverem preparados, nunca haverá uma situação de emergência. 

 CONCLUSÃO

Existem situações que merecem atenção e são fundamentais para aumentar a qualidade de sua etiqueta e trazer comunhão ao espírito e a presença de DEUS para que a nossa aumente. Precisamos saber se Ele recebeu o nosso louvor.

Maestros são como músicos: cometem erros mas devem ser ainda mais cautelosos e evitar situações constrangedoras. 

Seja discreto e siga suas 'normas pessoais' de etiqueta, mesmo quando você cometer um erro, ninguém vai perceber, pois acostumaram-se a ver a sua 'educação musical'.

Deus Abençoe!

1 comentários:

Anônimo disse...

gostaria de conhecer melhor a igreja congregacao crista apostolica aonde fica a igreja mais perto franca estado de sao paulo
porfavorme responda

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...