Subscribe:

domingo, 2 de junho de 2013

Censo do Movimento Pentecostal Italiano 1936 - EUA



Censo do Movimento Pentecostal Italiano - 1936 - EUA 
Reproduzo os dados do Censo Religioso de 1936, dos Estados Unidos, traduzidos do original em inglês, referente aos dois grupos principais de igrejas italianas pentecostais naquela época. Os dados foram traduzidos do livro Religious Bodies 1936, edição de 1941, que contem informações completas sobre o Censo de Entidades Religiosas de 1936, nos EUA. Este artigo serve apenas como referência e a tradução poderá conter erros.

Censo de Entidades Religiosas 1936 – EUA

O Censo de Entidades Religiosas 1936 – EUA  é o quarto censo de quatro levantamentos completos sobre o tema da filiação religiosa realizada pelo EUA Bureau of the Census (precedida pelos censo de 1906, 1916 e 1926). Os dados são organizados por estado e neste relatório são apresentados,  as estatísticas gerais das igrejas e organizações religiosas, considerando a filiação denominacional;  número de membros, separados por sexo;  faixa etária; distribuição no território urbano e rural; propriedades; despesas e dívidas das igrejas, contribuições benevolentes e sociais;  escolas dominicais;  número de professores e alunos, etc. 


A unidade básica deste censo foi a organização da igreja local. O termo "Igreja", como utilizado pelo Census Bureau representa qualquer organização para adoração religiosa e que tenha uma participação separada, se ela é chamada de congregação, igreja, reunião,  sociedade, missão,  assembleia ou capela, etc.  Este relatório inclui também organizações de caráter ético, que as pessoas frequentam regularmente em vez de uma igreja.

Em 1936, havia nos Estados Unidos 256 denominações relatando 199.302 igrejas locais. O número total de membros da igreja, informado para 1936 foi de 55.807.366. Este número teria sido bem maior, se todas as igrejas fornecessem dados estatísticos.

Procedimentos

Este censo foi obtido através do contato direto com os líderes de cada denominação,  identificável nos Estados Unidos. As denominações forneceram listas de igrejas, que foram usadas para criar contatos com líderes de igrejas locais. Os líderes da Igreja forneceram as estatísticas de adesão nestes dados (que também forneceram outros dados que estão disponíveis na versão em papel do censo). Às igrejas que não responderam,  foram enviadas várias pesquisas de acompanhamento e, finalmente, se elas ainda não responderam, foram visitadas por um trabalhador do censo. 

ENTIDADES ITALIANAS 

Sob esse título são incluídos em 1936, duas entidades, semelhantes no tipo geral, mas não filiadas entre si de qualquer forma. O Conselho Geral das Assembleias de Deus Pentecostais Italianas é um grupo de igrejas, fortemente afiliadas e sujeitas a autoridade de um Conselho Geral. As Inorganizadas Igrejas Cristãs italianas da América do Norte são incorporadas apenas localmente e cada congregação, é uma distinta organização governada por um líder local.
 As principais estatísticas,  como relatado para 1936 pelas duas entidades são dadas na a tabela a seguir:
Dados gerais das Entidades Italianas 1936
 
CONSELHO GERAL DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS  PENTECOSTAIS ITALIANAS


ESTATÍSTICAS

Resumo para os Estados Unidos, com a classificação urbano-rural. Um resumo geral das estatísticas para o Conselho Geral das Assembleias de Deus Pentecostais Italianas,  para o ano de 1936, são apresentados na TABELA-1, que mostram também a distribuição desses valores entre o território urbano e rural. Não foram informados dados sobre casas pastorais. Estas estatísticas foram compiladas a partir de listas enviadas diretamente à Secretaria pelo pastor ou funcionário das igrejas individuais e os dados referem-se apenas a essas igrejas.

Os membros desta denominação são compostos por pessoas que aceitam a Escrituras como a única lei para uma vida correta, e foram batizados.

Esta Entidade não informou dados antes de 1936, portanto, não há dados comparativos disponíveis.

 TABELA 1

 Tabelas de estado.

 As Tabelas 2 e 3 apresentam as estatísticas para 1936 para o Conselho Geral  das Assembleias de Deus Pentecostais  italianas pelos Estados. A Tabela 2 dá para cada Estado o número e a participação das igrejas classificadas de acordo com a sua localização no território urbano ou rural, a adesão classificados por sexo e por idade, e os dados para as escolas dominicais. A Tabela 3 mostra o valor de edifícios da igreja e do montante da dívida em tais bens. A Tabela 4 apresenta as despesas da igreja, mostrando separadamente as despesas atuais, melhorias, benevolências, etc, A fim de evitar a divulgação das estatísticas financeiras de qualquer igreja individuais,  a apresentação separada do quadro 3 é limitada aos Estados onde três ou mais igrejas tenham relatado.






TABELA 2


 TABELA 3



HISTÓRIA, DOUTRINA E ORGANIZAÇÃO

O movimento pentecostal italiano foi iniciado há cerca de 32 anos atrás por um grupo de Italianos  civis que foram convertidos em uma igreja americana em Chicago. O movimento cresceu rapidamente e hoje existem cerca de 200 pequenas missões e assembléias dentro e fora dos Estados Unidos. Existem 100 ou mais por toda a Itália, e mais de 60 contabilizados na América do Sul na língua italiana.

Por esta razão, Rev. Rocco Santamaria e seu pai, Rev. John Santamaria, com a colaboração do Rev. Pietro Giordano, concebeu a idéia de formar um conselho semelhante ao americano para tentar unir todos esses pequenos grupos.É agora três anos desde que este conselho foi iniciado. Nós já temos cerca de 25 igrejas filiadas juntos. É trabalho difícil tentar juntá-las. Como regra,  a maioria não acredita na organização, mas com a ajuda de Deus, algum dia seremos bem sucedidos.

O Conselho Geral das Assembléias de Deus pentecostais italianas é governada por um Conselho executivo  e um conselho de presbíteros. Temos verificado e até o presente, há 17 ministros ordenados, 20 ministros licenciados, seis que têm papel de pregadores e 23 trabalhadores cristãos.

O Conselho Geral também publica um jornal mensal chamado "Fede, Speranza, Carita "(Faith, Hope, Charity). Este jornal é publicado com o dinheiro recebido de ofertas voluntárias das várias assembléias. Temos também um ano subscrição de US $ 1 para quem quiser se inscrever para ele.
--------------------------
1 Esta declaração foi feita por reverendo  Rocco R. Santamaria, superintendente geral, o Conselho Geral das Assembléias pentecostais italianos de Deus, Newark, NJ. 

DOUTRINA

Cremos no Deus Todo-Poderoso, que Ele é um Espírito, onipotente, onisciente, Onipresente, que Ele amou o mundo que deu o seu Filho unigênito, para que todos os que crerem Nele não pereça, mas tenha a vida eterna. Nós cremos que Jesus Cristo é o Filho de Deus e que Ele morreu por nossos pecados, que Ele voltará novamente na terra. Cremos que a Bíblia Sagrada é a palavra inspirada de Deus escrita por homens piedosos que foram tão movidos pelo Espírito de Deus.

Acreditamos no falar em línguas como citado no livro dos Atos dos Apóstolos, capítulo 2, versículo 4. Acreditamos nos dons concedidos à Igreja como está escrito em I Coríntios., Capítulo 13. Nós acreditamos que há um lugar de punição para os ímpios, quando eles morrerem, que há um lugar de descanso eterno para os piedosos, e que depois do fim desta terra, os bons estaremos para sempre com Deus em um lugar descrito como o céu. 

Nós acreditamos na pureza moral e as diversões mundanas não têm parte em nossas igrejas, a Igreja é o lugar para adorar a Deus e não para pregar a política. Acreditamos que a América é a terra para os americanos e todas as pessoas devem acreditar e ter fé em nosso governo e defender a Constituição dos Estados Unidos, e nós também acreditamos em saudar a bandeira dos Estados Unidos da América.  Acreditamos na Santa Ceia observada pelo partir do pão e beber do vinho, celebrada na igreja cada vez que se achou por bem fazê-lo. Nós cremos no batismo na água por imersão, e para uma pessoa receber   o batismo na água, ela deve ter idade suficiente para compreender o seu significado.

Nós não acreditamos no batismo infantil. Por fim, acreditamos no batismo do Espírito Santo dado como um presente para todos os crentes por Deus, e que o falar em línguas, conforme o Espírito concede, é um sinal do batismo do Espírito Santo. Somos contra o fascismo, o nazismo, bolchevismo, comunismo, e o socialismo. Nós evitamos todas as formas de idolatria e acreditamos em um único Deus em três pessoas divinas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo.


AS INORGNIZADAS IGREJAS CRISTÃS ITALIANAS DA AMÉRICA DO NORTE

ESTATÍSTICAS

Resumo para os Estados Unidos, com a classificação urbana-rural. Um resumo geral das estatísticas para as Inorganizadas Igrejas Cristãs italianas da América do Norte,  para o ano de 1936 é apresentada na Tabela 1, que mostra também a distribuição desses valores entre as áreas urbanas e rural. Estas estatísticas foram compiladas a partir de formulários enviados diretamente às secretarias das igrejas, pastores ou funcionários das igrejas individuais e os dados referem-se apenas a essas igrejas.

Os membros dessas igrejas são pessoas que tenham sido admitidas na igreja local, através da profissão de fé e batismo por imersão.

Esta Entidade não havia informado dados antes de 1936, portanto, não há dados comparativos disponíveis.

TABELA 1

 Tabelas de estado. 

As Tabelas 2, 3 e 4 apresentam as estatísticas para 1936 para as Inorganizadas Igrejas Cristãs italianas da América do Norte por parte dos Estados. A Tabela 2 dá para cada Estado o número e a participação das igrejas classificadas,  de acordo com a sua localização no território urbano ou rural, a adesão,  classificada por sexo e por idade, e os dados para as escolas dominicais. A Tabela 3 mostra o valor de edifícios da igreja e do montante da dívida em tais bens. A Tabela 4 apresenta as despesas da igreja, mostrando separadamente as despesas atuais, melhorias, benevolências, etc, a fim de evitar a divulgação das estatísticas financeiras de qualquer igreja individuais,  a apresentação separada dos dados da Tabela 3 é limitada aos Estados onde três ou mais igrejas tenham relatado.

TABELA 2

 TABELA 3

TABELA 4


HISTÓRIA, DOUTRINA E ORGANIZAÇÃO 

Esta igreja foi fundada em 1907 por Louis Francescon em Chicago, Ilinois, que sob a orientação divina, foi chamado para trabalhar na obra do Senhor. A igreja é confessional e não sectária. Sr. Francescon foi dirigido por Deus para espalhar o evangelho nos Estados Unidos, principalmente para o povo italiano. Este trabalho se espalhou não só por todo o comprimento e largura dos Estados Unidos e Canadá, mas também para a Itália, Brasil e Argentina. As várias igrejas nos Estados Unidos são incorporadas localmente sob leis estaduais como congregações separadas. Cada congregação é uma entidade separada e a  autoridade é exercida pelos anciãos, diáconos, e curadores como a lei pode exigir nos vários Estados. No entanto, a igreja na Itália é unida em uma corporação com o nome "Congregação  Cristiana" (Congregação Cristã).

No Brasil, as várias congregações estão agrupados em uma corporação conhecida como "Congregação  Christa do Brasil" (Congregação Cristã do Brasil).

A "Congregazione Cristiana", Chicago, Illinois, é a igreja-mãe.  Senhor Francescon é o ancião mais antigo e missionário. Um trabalho missionário ativo foi exercido nos Estados Unidos e no exterior por Mr. Francescon desde o início.

Em abril de 1927 uma convenção das várias congregações foi realizado em Niágara Falls, N. Y., e artigos de fé foram adotados. Resumidamente, são eles: Nós acreditamos que a Bíblia é a palavra infalível de Deus, inspirada pelo Espírito Santo; há um só Deus vivo e verdadeiro, eterno, com poderes ilimitados, Criador de todas as coisas, e em um só Deus há três pessoas distintas: o Pai, o Filho eo Espírito Santo, para que o Filho de Deus é o Verbo, que se fez carne, que na realidade sofreu a morte, não só por causa do pecado original, mas também pelos pecados reais do homem;  na existência pessoal do diabo,  que,  com todos os espíritos malignos,  serão eternamente punidos no lago de fogo, que a regeneração, ou o novo nascimento é recebido apenas pela fé em Cristo Jesus, que foi entregue por nossos pecados e ressuscitou para nossa justificação; no batismo na água por uma única imersão, no batismo do Espírito Santo como uma experiência subsequente à salvação;  com o sinal de falar em línguas, conforme o Espírito concede; no sacramento da Ceia do Senhor; que é necessário abster-se das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, do sufocado e da prostituição, como decretado pelo Espírito Santo na Assembleia Geral realizada em Jerusalém; que Jesus Cristo, Ele mesmo, suportou as nossas enfermidades, e, portanto, obedecer a seguinte ordem: "Há alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele,  ungindo-o com óleo em Nome do Senhor, e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará, e se ele tiver cometido pecados, serão perdoados "; que o Senhor, Ele mesmo (antes do milênio) descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro, depois nós, os que forem deixados vivos, seremos arrebatados nas nuvens, ao encontrar  o Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor; haverá uma ressurreição corporal de todos os mortos, justos e injustos, e estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna.
---------
Esta declaração foi preparada a partir de informações fornecidas pelo Sr. Louis Francescon, ancião mais antigo e missionário das Inorganizadas Igrejas Cristãs Italianas da América do Norte, Chicago, Ill.

*******

Observação

Este material é valioso, pois fornece informações sobre a estrutura da Congregação Cristã onde Louis Francescon era ancião, nos Estados Unidos. Registra oficialmente que as igrejas eram autônomas; que havia despesas com salário pastoral; que havia Escola Dominical, Escola Bíblica de Férias de Verão e ainda aulas de religião, em um dia da semana, chamadas de WeekDay Religious Schools.

Outro dado interessante é o numero de locais de cultos. Somando os dois grupos dá um total de 120 igrejas. No Brasil, os dados de 1935 apontam a existência de 170 locais de cultos. Isso mostra como prosperava muito mais a Congregação Cristã no Brasil do que nos EUA.

Muitas outras informações e conclusões podem ser extraídas dos dados deste censo, mas deve-se considerar o ambiente, as leis do país e diversos outros fatores, que fizeram com a igreja no Brasil se diferenciasse da Igreja-mãe, nos EUA. Sabemos ainda que alguns anos adiante, Louis Francescon separa-se deste grupo, quando este caminha para a organização.

Produzido por Valdeci Ferreira

******

fontes:

RELIGIOUS BODIES : 1936

VOLUME I e VOLUME II


STATISTICS, HISTORY, DOCTRINE

******

CLIQUE NO LINK PARA BAIXAR O ARQUIVO ORIGINAL EM INGLÊS

Censo das Entidades Italianas



0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...