Subscribe:

quarta-feira, 19 de março de 2014

Musica Gospel: Cultura, Fe e razao

MUSICA GOSPEL: CULTURA, FÉ E RAZÃO

Este é o título de um trabalho apresentado por Hilda Braz Silva Sousa, no III Congresso Internacional de História da UFG, Jataí, Goiás em 2012. 

Olhando pelo título, aparentemente, não tem nada a ver com a CCB, pois não costumamos  classificar  nossa música religiosa como música gospel e não há citação de CCB no título.  O trabalho da autora, entretanto, estuda a relação entre a atividade musical da Igreja Congregação Cristã no Brasil e a conversão e a manutenção de fiéis nessa Igreja.  A autora cita a pequena cidade de Piranhas na década de 1990 como palco do seu estudo, mas as observações sobre a música e orquestra da CCB abrangem toda a igreja.


A autora desenvolverá seu trabalho, mostrando a importância da música e da orquestra na estrutura religiosa e social da CCB;  o papel dos hinos na conversão e manutenção dos fiéis na igreja. A autora apurou que os fiéis aprendem que os hinos são inspirados por Deus e que devem ser  chamados para tocar nos cultos por ação do Espírito Santo, mas a autora acredita que a sua elaboração é feita racionalmente, com determinados objetivos no campo religioso, doutrinário e social.  

Hilda propõe ainda que algumas perguntas fundamentais sejam pensadas ao longo desse trabalho: Qual é motivo de manter um hinário intacto sem nenhuma alteração, nem mesmo agregação de valores durante tanto tempo? Qual é o papel da música dentro da congregação? Que mudanças, no contexto sócio-cultural e no campo religioso a música pode trazer/fazer? E, finalmente o sucesso da Congregação Cristã no Brasil está ligado à música? 

O trabalho é anterior à publicação do Novo Hinário da CCB, mas as questões levantadas pela autora  continuam válidas. O novo Hinário trouxe mudanças significativas e é evidente que além das muitas orações, foi pensado e discutido racionalmente até chegar-se a esta obra conhecida por Hinário 5, que aliás, tem sido tanto amado como criticado.

Cliquem no link abaixo para Ler/baixar o texto original, hospedado no site da Universidade Federal de Goiás:

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...